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Ranking Folha-Mauá: Mercedes leva evolução dos carros premium a diesel ao limite

Os Mercedes GLC e GLE Coupé foram os melhores nas provas de aceleração e consumo da categoria Utilitários Esportivos Premium a Diesel

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São Paulo

Os modelos premium movidos a diesel vem sendo substituídos por versões híbridas ou 100% elétricas. A Mercedes, contudo, ainda investe no combustível.

Os Mercedes GLC (a partir de R$ 417,9 mil) e GLE Coupé (R$ 764,9 mil) mostram os limites dessa opção de motor, com rodar silencioso e muita força. Esses modelos foram os melhores nas provas de aceleração e consumo da categoria Utilitários Esportivos Premium a Diesel.

Mercedes GLC 2021
Mercedes GLC 2021 - Divulgação

São carros que convivem nas lojas com o SUV 100% elétrico EQC, que custa R$ 669,9 mil. Em breve a Mercedes terá também o EQA e o EQB.

COMO OS TESTES SÃO FEITOS

Para aferir o desempenho dos carros, o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia) utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS.

Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os engenheiros dirigem por 31 km. Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto.

Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

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