Descrição de chapéu Aeroin

Ranking mostra quais jatinhos de famosos mais poluíram o ar em 2022

Aeronave de Taylor Swift aparece em primeiro lugar, com 170 voos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Ferreira
Aeroin

Um levantamento realizado pela empresa britânica Yard mostrou quais jatos privados de famosos mais poluíram o meio ambiente em 2022. Na lista, a aeronave de Taylor Swift é a mais poluidora do ano até agora, com 170 voos em pouco mais de seis meses.

Os pesquisadores da Yard ressaltam que os números consideram apenas os aviões registrados em nome dos famosos e levam em conta situações em que a aeronave foi acompanhada por plataformas de rastreamento de voos, como ADS-B Exchange, FlightRadar24 ou Radarbox, e monitoradas pela página Celebrity Jets no Twitter, incluindo, portanto, celebridades internacionais.

O levantamento foi motivado por uma polêmica recente envolvendo a socialite americana Kylie Jenner e o uso de jatinhos para voos de curta duração. Na lista da Yard, Jenner ocupa o 19º lugar.

Taylor Swift durante estreia do filme 'Cats', em Nova York - Angela Weiss - 16.dez.19/AFP

"A aviação é responsável por 2,4% do CO2 produzido pelo homem a cada ano, e pesquisas mostram uma grande divisão entre os super ricos e o resto de nós em relação a voos, viagens e até emissões gerais", comentou o diretor de sustentabilidade digital da Yard, Chris Butterworth

A lista

O estudo realizado mostra quantos voos foram feitos e quantas toneladas de CO2 foram despejadas na atmosfera pelos jatos privados registrados em nome dos famosos. O total de emissões foi calculado usando uma média e multiplicado pelo tempo que as aeronaves passaram voando.

A lista com os mais utilizados está abaixo:

Metodologia

Todos os dados de celebridades foram retirados do Celebrity Jets e referem-se ao período de 1° de janeiro a 19 de julho de 2022.

A Yard está ciente de que esses dados são baseados nos aviões dessas celebridades, e não se sabe se elas estavam a bordo em todos os voos registrados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.