Descrição de chapéu Apple

Apple é acusada de negligenciar denúncias de conduta sexual imprópria

Empresa diz que trabalha para investigar queixas de funcionárias e que fará mudanças em processos de treinamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Francisco (Califórnia) | AFP

Quinze funcionárias e ex-funcionárias da Apple acusaram a empresa de descaso na condução de denúncias sobre comportamentos sexuais inapropriados, disse nesta quinta-feira (4) o jornal "Financial Times".

As mulheres denunciaram retaliações e respostas decepcionantes ou contraproducentes às demandas por parte da empresa do Vale do Silício.

Segurando cartazes e bandeiras, manifestantes protestam na Califórnia contra assédio
Manifestantes protestam na Califórnia contra assédio - Lucy Nicholson - 12.nov.17/Reuters

A Apple afirmou ao jornal que trabalha para investigar as queixas sobre desvio de conduta e acrescentou que fará mudanças em seus processos de treinamento.

O Vale do Silício foi abalado por escândalos de assédio sexual e discriminação em meio ao auge do movimento #MeToo, impulsionando processos de mudança em uma indústria dominada por homens.

Uma das mulheres citadas no texto, Megan Mohr, se inspirou no #MeToo para denunciar em 2018 que um colega da Apple havia tirado sua blusa e seu sutiã para fotografá-la enquanto ela dormia brevemente após saírem uma noite para beber.

Segundo a reportagem, depois de falar com o setor de recursos humanos sobre a queixa, a empresa concluiu que o comportamento do funcionário era potencialmente criminoso, mas não infringia nenhuma política no contexto do trabalho dele na Apple.

Mohr pediu demissão em janeiro, após 14 anos na empresa, e agora pede que a companhia, que emprega 165 mil pessoas globalmente, revise suas políticas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.