Governo reduz tarifa de importação do soro de leite e zera a de airbag para motociclista

Itens foram incluídos na lista exceções à tarifa externa comum do Mercosul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Isabel Versiani
Brasília | Reuters

O governo zerou a tarifa de importação de airbags para proteção de motociclistas, informou o Ministério da Economia nesta quarta-feira (17).

A alíquota de produto atualmente é de 35% para as importações feitas pelos países do Mercosul, mas o Brasil incluiu o item --jaquetas e coletes com sistema de airbag embutido-- na lista de exceções à tarifa externa comum do bloco.

Motociclistas em Americana (SP) - Rivaldo Gomes -15.abr.22/Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro é entusiasta de motociclismo e já promoveu uma série de motociatas com apoiadores em diferentes cidades do país.

Em nota, o ministério afirmou que outros seis códigos foram incluídos na lista de exceção para zerar ou reduzir a 4% as tarifas de produtos, incluindo complementos alimentares e soro de leite.

A redução ocorre num momento de disparada no preço do litro do leite, que teve o maior impacto positivo na inflação do Brasil em julho e chegou a superar o valor da gasolina em cidades como São Paulo.

O preço do leite longa vida disparou 25,46% em julho no país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A disparada do leite veio após um avanço de 10,72% no mês anterior (junho). No ano, o produto passou a acumular alta de 77,84% até julho. Em 12 meses, a elevação chegou a 66,46%.

A escalada dos preços está associada a pelo menos dois fatores. O primeiro é o período de entressafra, que costuma reduzir a oferta de leite no mercado de março a setembro ou outubro. O segundo é a escalada dos custos de produção. Durante a pandemia, insumos como ração animal, fertilizantes e combustíveis ficaram mais caros. O efeito colateral é o repasse para os preços nas gôndolas dos supermercados.

Derivados do leite também subiram para o consumidor em julho. O queijo avançou 5,28%. O leite em pó ficou 5,36% mais caro. A manteiga teve inflação de 5,75%. O leite condensado registrou alta ainda maior, de 6,66%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.