Descrição de chapéu Aeroin aeroportos

Grande Boeing 747 que já foi avião-bombeiro pousa no Brasil; veja vídeo

Aeronave chegou ao aeroporto de Viracopos nesta segunda-feira (29)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Murilo Basseto
Aeroin

A companhia norte-americana National Airlines realizou dois voos não regulares ao Brasil nos últimos dias, ambos em operações cargueiras usando os icônicos Jumbo Jets.

Os aviões utilizados foram do modelo Boeing 747-400 BCF (sigla que significa que se tornaram cargueiros a partir de conversão), com pinturas diferentes, já que a companhia possui três combinações de cores em sua frota de seis Jumbos.

Uma das pinturas que a National usa é a tradicional cinza (ou prateada) e azul pela qual ela é mais conhecida. Mas o primeiro voo foi feito com um 747 branco e azul. E agora, o segundo, que chegou ao Brasil na noite da segunda-feira, 29 de agosto, foi o Jumbo que tem uma pintura e uma história bastante singulares.

Boeing 747 N936CA - National Airlines no facebook

O vídeo a seguir, gravado pela câmera ao vivo do canal "Golf Oscar Romeo" no YouTube, mostra o Boeing 747 pousando pela pista 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 21h15 da segunda-feira.

Confira o vídeo do pouso abaixo.

A operação do Jumbo ao Brasil

A programação da operação constava no registro de voos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e uma pesquisa do Aeroin junto a fontes próximas da operação indicaram que a carga foi composta por agrotóxicos comprados de empresas indianas.

De fato, os históricos de voo deste Boeing 747 e do anterior indicam que eles partiram de Mumbai, na Índia.

O transporte desse tipo de produto químico por via aérea é seguro e existe um protocolo a ser seguido. Por outro lado, também é curioso, pois geralmente esses químicos viajam de navio e em quantidades muito maiores.

A história do único Jumbo vermelho e dourado da National

O Jumbo Jet, hoje registrado sob a matrícula N936CA, que ficou muito conhecido mundo afora por atuar como um enorme avião-bombeiro para combate aéreo a incêndios florestais, foi colocado à venda por volta de abril de 2021. Em setembro, já tinha definida sua nova casa.

Deixando seu "ofício" de bombeiro, o 747-400 foi adquirido pela companhia National Airlines e modificado para se tornar um cargueiro BCF, em meio à alta demanda pelo transporte de cargas na crise aérea global gerada pela pandemia.

Porém, em vez de pintá-lo por completo nas conhecidas cores azul e prata ou azul e branca características da empresa, ela optou por apenas adaptar a pintura vermelha que o avião já tinha, adicionando um pouco de dourado, em uma ação especial pela comemoração de 30 anos da National Airlines.

Desde que recebeu sua pintura especial, o Jumbo da National já veio antes ao Brasil. Porém, dado que a empresa não tem voos regulares ao país, é bastante incomum a oportunidade de vê-lo por aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.