'O céu é o limite', diz dono de distribuidora de bebidas Caixaça Econômica

Comerciante diz que recebeu visita do gerente da Caixa e notificação oficial; veja novo logo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

A distribuidora de bebidas Caixaça Econômica ganhou atenção nas redes sociais nas últimas semanas. Inaugurado há menos de um mês, o comércio incorpora as cores, a tipografia e até o conhecido "X" da Caixa Econômica Federal. ​O slogan diz: "Vem para Caixaça você também".

Mas o banco não gostou da brincadeira, pediu a retirada das referências à marca e o dono teve que mudar o nome do comércio, localizado na cidade de Cariacica (ES).

O proprietário Adilson Ramos, 28, diz que a ideia agora é aproveitar o sucesso na internet para continuar crescendo. "Para quem empreende o céu é o limite", diz.

Foto mostra um braço segurando um vidro pequeno de cachaça onde se lê "Cachaça temperada naturalmente Carquejo". Ao fundo se vê a fachada da distribuidora de bebidas Caixaça Econômica.
Fachada da distribuidora Caixaça Econômica, que viralizou na internet, e da bebida que o empresário Adilson Ramos, 28, criou após a viralização. 11.ago.2022 - Adilson Ramos/Arquivo pessoal

Após o pedido da Caixa, a distribuidora vai se chamar Cachaça Econômica e não terá mais as referências visuais ao banco. Segundo Adilson, o novo logotipo está pronto e será instalado nos próximos dias. Em parceria com o pai, também criou uma bebida alcoólica com o mesmo nome.

Antes e depois da distribuidora "Caixaça Econômica", que agora se chama "Cachaça Econômica"

Carregando imagens...
Foto mostra um braço segurando um vidro pequeno de cachaça onde se lê "Cachaça temperada naturalmente Carquejo". Ao fundo se vê a fachada da distribuidora de bebidas Caixaça Econômica
Imagem mostra o escrito Cachaça Econômica escrito em braco, sobre um fundo azul

Fachada da distribuidora de bebidas antes da mudança e novo logo que será instalado

Formado em administração de empresas, ele tem dois bares na cidade, chamados Bar do Bill, que administra com a esposa Francini Moreira (28).

O casal tentou diversificar os negócios com uma loja de utensílios domésticos no local onde hoje funciona a distribuidora, mas não deu certo. "Vamos transformar aquilo ali numa distribuidora, que é o que a gente sabe fazer, mas vamos pensar num nome diferente", disse à esposa.

Foi assim que ele conta que surgiu o nome que viralizou na internet. Numa conversa com Francini, antes de dormir, ele sugeriu chamar a distribuidora de "Caixaça", e ela completou com o "Econômica". Ele disse que já sabia que o nome faria sucesso no bairro de Nova Rosa da Penha.

No último dia 27, três dias após a inauguração, um turista passou em frente à distribuidora, achou engraçado e publicou um vídeo no TikTok, que já tem mais de 2,6 milhões de visualizações e quase 40 mil compartilhamentos.

A alegria não durou muito. Cerca de uma semana após a inauguração da distribuidora, o gerente da agência da Caixa mais próxima visitou Adilson e informou que as referências à instituição financeira precisariam ser retiradas e que o empresário poderia ser processado.

No último dia 10, ele foi notificado oficialmente pelo banco, com o prazo de cinco dias para fazer as alterações.

Logo que conversou com o gerente, Adilson gravou um vídeo para as redes sociais em que pedia sugestões de outros nomes —a publicação teve mais de 6.000 comentários.

À Folha, a Caixa informou que "já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet". A instituição informou que a Caixa é a titular exclusiva dos direitos das marcas institucionais e que a utilização indevida constitui crime contra a propriedade intelectual.

Adilson disse que a conversa com o gerente foi amigável e não ficou magoado com o pedido do banco: "faz parte do jogo". Entretanto, acredita que o sucesso na internet também foi positivo para a instituição financeira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.