O que acontece agora com as notas e moedas de libra que têm o rosto da rainha?

Banco da Inglaterra vai anunciar mudança nas cédulas após período de luto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Banco da Inglaterra anunciou possíveis mudanças nas cédulas da libra esterlina e os selos com o rosto da rainha Elizabeth 2ª, que morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos.

"Como o primeiro monarca a aparecer nas notas do Banco da Inglaterra, os retratos icônicos da rainha são sinônimos de alguns dos trabalhos mais importantes que fazemos", afirma o banco central inglês, em nota.

"As notas atuais com a imagem de Sua Majestade a Rainha continuarão a ter curso legal."

Moeda e notas de libras esterlinas com o rosto da rainha Elizabeth 2ª - Tolga Akmen/AFP

Segundo o comunicado desta quinta, um novo anúncio sobre as notas existentes será feito após o período de luto. Há 4,5 bilhões de cédulas em circulação com o rosto da rainha, somando 80 bilhões de libras (cerca de R$ 480,51 bilhões), segundo o órgão.

A previsão é de que cédulas e selos com a imagem da rainha sejam substituídos pela de seu filho mais velho, o agora rei Charles 3º, seu sucessor. Segundo o jornal The Guardian, a mudança deve levar ao menos dois anos.

A primeira nota de 1 libra com a imagem da rainha foi emitida pelo Banco da Inglaterra em 1960, com design de Robert Austin, oito anos após ela assumir a coroa.

Desde então, as cédulas têm o rosto da monarca de um lado e de personalidades da história britânica do outro.

As notas de hoje usam o mesmo retrato da rainha desde 1990. Em vez de uma marca d'água, eles apresentam uma janela transparente contendo uma versão menor, mas claramente definida do retrato.

Para o Banco da Inglaterra, a familiaridade deste retrato ajudou a criar a sensação de continuidade quando as notas passaram a ser impressas em polímero em 2016.

O rosto da rainha também aparece no dinheiro do Canadá e da Nova Zelândia. Outras partes da Commonwealth também têm a imagem de Elizabeth 2ª em suas cédulas.

Em cada Jubileu da rainha, o Banco da Inglaterra lançou ainda moedas comemorativas. Elizabeth 2ª foi a primeira monarca britânica a celebrar seis vezes a data. O último, de Platina, marcou seus 70 anos no trono.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.