Descrição de chapéu Agrofolha

Grupo de transição no agro inclui de nome próximo ao MST a quem já defendeu Salles

Base de apoio de Bolsonaro, setor é visto como estratégico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os membros do setor agropecuário na equipe de transição do presidente eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciados nesta quarta-feira (16), vão desde pessoas com trânsito com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a favor da reforma agrária a quem já defendeu a gestão de Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL).

A lista, divulgada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), inclui Neri Geller (PP-MT), deputado federal e ex-ministro de Dilma Rousseff (PT), e o senador Carlos Fávaro (PSD-MT). Eles foram responsáveis, durante a campanha presidencial, pela interlocução com empresários do setor do agronegócio.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice na chapa presidencial, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice na chapa presidencial, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) - Nelson Almeida/AFP

Os dois têm a tarefa de reduzir a resistência a Lula na FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), que reúne quase 300 deputados e senadores. A bancada ruralista é uma das mais influentes no Congresso e faz parte da base de apoio de Bolsonaro, derrotado na corrida pela reeleição. .

Outro nome que integra a lista é o da senadora Katia Abreu (PP-TO), empresária e pecuarista que foi ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o segundo mandato de Dilma.

O também ex-ministro da Agricultura Luiz Carlos Guedes (governo Lula) foi anunciado na equipe. Ele é doutor em engenharia agrônoma, foi presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra) e tem interlocução com o MST.

Além de defender a reforma agrária, o ex-ministro também já se posicionou contra o alto volume de créditos subsidiados pelo governo aos produtores agrícolas.

Alckmin anunciou ainda o nome de Evandro Gussi. Ex-deputado federal por São Paulo, ele é presidente e CEO da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), que representa o setor de etanol.

No governo Bolsonaro, Gussi adotou uma postura de proximidade com Salles. Os dois defendiam o RenovaBio, programa para aumentar a participação dos biocombustíveis na matriz energética. O ex-deputado foi autor do projeto que criou o plano.

Em 2019, a Unica se posicionou, em nota, sobre a atuação de Bolsonaro na Amazônia. No texto, Gussi disse que reconhecia o compromisso do governo para coibir atos criminosos e defendeu a atuação de Salles.

Para compor o time da transição, também foram escolhidos Joe Valle, Silvio Crestana e Tatiana Deane de Abreu Sá.

Valle foi candidato ao Senado pelo Distrito Federal, é ex-deputado, engenheiro florestal e empresário.

Ele é filiado ao PDT e chegou a fazer campanha para Ciro Gomes, derrotado na corrida presidencial. Valle, durante a disputa, defendeu o aumento de recursos para a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Crestana foi diretor-presidente da Embrapa, entre 2005 e 2009, durante o governo Lula. Em entrevistas recentes, ele defendeu que o país invista em tecnologia para reduzir a dependência de fertilizantes do exterior, além de mais recursos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a agricultura familiar e sustentabilidade.

Tatiana Deane de Abreu Sá é doutora em biologia vegetal, e foi diretora-executiva da Embrapa de 2005 a 2011.

A transição de governo é regulamentada por uma lei aprovada em 2002 e por um decreto editado em 2010. Ela tem início com a proclamação do resultado da eleição e se encerra com a posse do novo presidente.

O gabinete de transição para o governo do presidente eleito foi instituído no dia 8 de novembro. O ex-ministro Aloizio Mercadante coordena os 31 grupos técnicos, responsáveis pela elaboração de programas.

Veja a lista de nomes:

  • Neri Geller (PP-MT), deputado federal e ex-ministro da Agricultura de Dilma Rousseff (PT)
  • Carlos Fávaro (PSD-MT), senador e um dos responsáveis pela interlocução com empresários do setor do agronegócio na campanha de Lula
  • Katia Abreu (PP-TO), senadora, empresária e pecuarista, foi ministra da Agricultura de Dilma Rousseff (PT)
  • Luiz Carlos Guedes, ex-ministro da Agricultura de Lula, é doutor em engenharia agrônoma e foi presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra). Tem interlocução com o MST
  • Evandro Gussi, ex-deputado federal pelo PV de São Paulo, é presidente e CEO da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia). Durante o governo Bolsonaro, assinou carta em que defendeu a atuação do então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles
  • Joe Valle, ex-deputado pelo PDT do Distrito Federal, foi derrotado na disputa por uma vaga no Senado. É engenheiro florestal e empresário, e chegou a fazer campanha por Ciro Gomes
  • Silvio Crestana, foi diretor-presidente da Embrapa entre 2005 e 2009, durante o governo Lula
  • Tatiana Deane de Abreu Sá, doutora em biologia vegetal, foi diretora-executiva da Embrapa de 2005 a 2011 (governos Lula e Dilma)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.