Descrição de chapéu jornalismo

Reportagem da Folha vence Prêmio IREE de Jornalismo

Idiana Tomazelli e Julianna Sofia vencem na categoria Economia com texto que revelou plano de Guedes para mudar reajuste do salário mínimo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

A reportagem da Folha "Plano de Guedes prevê salário mínimo e aposentadoria sem correção pela inflação passada", de autoria de Idiana Tomazelli e Julianna Sofia, venceu a categoria de Economia e Negócios do prêmio IREE de Jornalismo.

O texto revelou, dias antes do segundo turno das eleições, um plano do ministro da Economia, Paulo Guedes, para reformular o teto de gastos e frear o crescimento de despesas em caso de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uma das principais medidas para a contenção fiscal seria a desindexação do salário mínimo e dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com possibilidade de correção abaixo da inflação.

Além da Folha, venceram o prêmio IREE o jornal O Estado de S.Paulo, na categoria principal com a série de reportagens sobre suspeitas de desvios de recursos no MEC (Ministério da Educação), e o portal Metrópoles, na categoria de Política com a reportagem que revelou denúncias de funcionárias da Caixa Econômica Federal contra Pedro Guimarães, então presidente da instituição, por assédio sexual.

0
Redação da Folha de S.Paulo - Gabriel Cabral - 31.out.2022/Folhapress

Outras três reportagens receberam menção honrosa na premiação, entre elas o texto "Integrante do PCC comprou fuzil com autorização do Exército", da jornalista da Folha Raquel Lopes.

Também integram a lista reportagem de Juliana Dal Piva e Thiago Herdy que revelou 51 imóveis comprados em dinheiro pela família Bolsonaro; e "Rondônia devastada", publicada por Elaíze Farias, Fabio Pontes e Karla do Val no site Amazônia Real.

Os vencedores foram escolhidos pela comissão julgadora formada pelos jornalistas Eliane Trindade, que é editora da Folha, João Gabriel de Lima, Leandra Peres, Monica Weinberg e Pedro Dias Leite.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.