Califórnia reduz incentivo à geração solar em telhados para não favorecer ricos

Decisão é um golpe para as empresas de energia renovável do estado dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nicholas Groom
Los Angeles | Reuters

As residências da Califórnia, nos Estados Unidos, com painéis solares receberão créditos menores pela exportação de energia excedente para a rede, decidiram reguladores de serviços públicos em votação na quinta-feira (15), dizendo que a mudança seria mais justa para os contribuintes de baixa renda e ainda manteria uma indústria solar saudável.

Durante décadas, os californianos com painéis no telhado têm recebido créditos pelo excesso de energia gerada igual ou próximo à tarifa total de eletricidade no varejo.

A votação unânime dos cinco membros da CPUC (Comissão de Serviços Públicos da Califórnia) reduziu a taxa, que será determinada pelo custo que a concessionária teria gasto para comprar energia limpa em outro lugar. As taxas variam de acordo com a concessionária e a hora do dia.

Instalação de painéis solares em telhado de casa em San Diego, Califórnia - Mike Blake - 14.out.2016/Reuters

A decisão é um golpe para as empresas de energia solar do estado, que disseram que a nova política retardaria as instalações e prejudicaria as metas de energia limpa da Califórnia.

Os defensores dizem que esse incentivo foi crucial para combater a mudança climática, mas os críticos afirmam que favoreceu injustamente apenas aqueles ricos o suficiente para pagar a energia solar.

"Esta decisão é significativamente mais justa do que o status quo", disse a presidente da CPUC, Alice Reynolds, antes da votação.

A nova política, proposta pela primeira vez no mês passado, altera a chamada política de "medição líquida" e entrará em vigor no primeiro semestre do ano que vem.

Ela oferecerá novos créditos para sistemas combinados com baterias, que permitem que as residências mantenham o excesso de energia em reserva quando a demanda é baixa e, em seguida, alimentem a rede após o anoitecer, quando os recursos de energia solar param de produzir, mas a demanda é alta.

A votação estava sendo observada em todo o país porque as políticas feitas na Califórnia costumam servir de modelo para outros estados que buscam substituir os combustíveis fósseis por energia renovável.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.