Lula vai transferir Coaf para a Fazenda, sob comando de Haddad

Futuro ministro Flávio Dino chegou a cogitar a transferência para a Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Responsável pela fiscalização de movimentações financeiras atípicas, o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) ficará subordinado ao Ministério da Fazenda, a ser chefiado por Fernando Haddad.

Hoje, o órgão está sob o guarda-chuva do Banco Central. Mas, segundo interlocutores, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu por sua transferência para a Fazenda.

BRASÍLIA, DF, 13.12.2022 - O indicado pelo presidente eleito Lula para o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília (DF). - 13.dez.2022-Pedro Ladeira/Folhapress

Antes do governo de Jair Bolsonaro (PL), o Coaf era vinculado ao Ministério da Fazenda. No início da gestão, foi transferido para a pasta da Justiça, em atendimento a um pedido de Sergio Moro.

Em uma reação do Congresso, a comissão mista que analisava as mudanças ministeriais de Bolsonaro devolveu o conselho ao Ministério da Economia, o que representou uma derrota para Moro.

O governo Bolsonaro não tentou reverter a decisão. Depois, o conselho passou à alçada do BC, que é independente.

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, chegou a afirmar que se cogitou a transferência para a pasta que comandará. Mas a decisão de Lula foi para que volte a ser subordinado à Fazenda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.