Mark Zuckerberg diz que domínio da App Store da Apple é problemático

Poder da empresa como guardiã dos aplicativos não é sustentável, disse o CEO da Meta em evento nesta quarta (30)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sarah Kessler​
The New York Times

Falando na Conferência DealBook do The New York Times na quarta-feira (30), Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse acreditar que o poder da Apple como guardiã do mercado de aplicativos é problemático.

"Se você examinar todas as principais plataformas concorrentes que já existiram –iOS, Android, Windows–, a Apple se destaca", disse ele. "É a única em que uma empresa pode controlar quais aplicativos entram no dispositivo. Não acho que isso seja sustentável ou bom."

Mark Zuckerberg discursou nesta quarta (30) no evento Dealbook Summit - Getty Images via AFP

As lojas de aplicativos podem exercer pressão sobre empresas como Facebook e Twitter devido à capacidade de as lojas removerem apps que não atendam a suas diretrizes, o que dificultaria para bilhões de potenciais usuários fazer o download e obter acesso aos serviços.

Yael Roth, ex-chefe de confiança e segurança do Twitter, escreveu num artigo de opinião para The New York Times este mês que se a Apple ou o Google removessem o Twitter de suas lojas de aplicativos seria "catastrófico", e sugeriu que as lojas tenham uma função de orientar a moderação de conteúdo no aplicativo.

Esta semana, Elon Musk reclamou no Twitter que a Apple "ameaçou retirar o Twitter de sua App Store, mas não nos disse por quê".

Zuckerberg comparou a App Store da Apple com a loja de aplicativos Google Play. "O Google pode controlar o que entra na Play Store, mas sempre fez isso de modo que você podia carregar de outras fontes, ter outras lojas de aplicativos e trabalhar diretamente com os fabricantes de telefones."

A Apple também fez alterações em sua política de privacidade no ano passado, tornando mais difícil para aplicativos de rede social como o Facebook atingir seus usuários com anúncios. As mudanças contribuíram para uma queda nas receitas do Facebook e de outras empresas que dependem de publicidade digital. Os lucros da Meta caíram mais de 50% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Zuckerberg disse que, diferentemente de um governo, "a Apple obviamente tem seus próprios interesses" e que "o fato de as empresas terem que entregar seus aplicativos exclusivamente de plataformas controladas por concorrentes –há um conflito de interesses aí".

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.