Presidente do PDT será o novo ministro da Previdência

Nome do pedetista foi anunciado por Lula nesta quinta-feira; Gomes será 'alma livre', diz futuro ministro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do PDT, Carlos Lupi, vai comandar o Ministério da Previdência no futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Seu nome foi anunciado nesta quinta-feira (29), quando também foram divulgados novos ministros, fechando o desenho do primeiro escalão do futuro governo.

O pedetista se reuniu com Lula de manhã no hotel onde o presidente eleito está hospedado em Brasília. No encontro, o petista formalizou o convite a Lupi.

"Ele [Lula] pediu muito empenho para acabar com as filas da Previdência, inclusive com essa questão de auxílio doença, ele quer que os prazos sejam os mínimos possíveis", afirmou.

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e presidente do PDT, Carlos Lupi,
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e presidente do PDT, Carlos Lupi, em São Paulo - Amanda Perobelli/Reuters

Lupi afirmou que as próximas conversas serão sobre os cargos de segundo e terceiro escalão, e destacou a importância da Dataprev —Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social— e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

"Nós temos dois instrumentos que são fundamentais, a Dataprev e o próprio INSS. Esses são órgãos extremamente técnicos, que precisam de pessoas qualificadas, técnicas, com origem nos órgãos para comandá-los. Eu pretendo dinamizá-los", disse.

O posto inicialmente não era atrativo para o partido, que buscava uma pasta com mais visibilidade. O presidente do PDT vinha conversando com o PT nos últimos dias para tentar negociar um ministério que pudesse fortalecer o partido para as eleições de 2024 e 2026.

"Ministério sempre é um desafio. Não se trata de a gente ficar ou não satisfeito, se trata de servir à nação. Acho que o Ministério da Previdência está dilacerado, destruído. É um desrespeito aos aposentados", disse.

Lupi, que já foi ministro do Trabalho, afirmou que recebeu o apoio do ex-governador Ciro Gomes (PDT-CE), candidato derrotado à Presidência. Segundo ele, Ciro vai colaborar com a construção do partido, como uma "alma livre".

"Conversei ontem [quarta, com o Ciro]. Ele apoiou integralmente o meu nome. Tem as divergências dele de campanha com o presidente Lula, mas a hora agora é de ajudar o Brasil", disse.

"O Ciro vai ser uma alma livre, vai fazer cursos, se capacitar, vai usar o que ele tem de melhor que são suas ideias, sua cabeça, sua inteligência, para colaborar com a construção do partido e elucidar todos os temas que ele queira à sociedade brasileira", acrescentou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.