Descrição de chapéu desmatamento

Senado aprova PEC que cria desconto de IPTU para imóveis ecologicamente corretos

Projeto prevê isenção a propriedades que mantiveram vegetação nativa, mas depende de adoção pelas prefeituras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Senado aprovou nesta terça-feira (13) uma PEC (proposta de Emenda à Constituição) que cria critérios ambientais para a redução da alíquota do IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Batizada de IPTU Verde, a proposta visa incentivar donos de imóveis urbanos a preservar o meio ambiente.

Foto da fachada do Senado Federal, que aprovou nesta terça (13) PEC para redução do IPTU - Roque de Sá / Agência Senado - Marcos Oliveira/Agência Senado

O projeto prevê que prefeituras poderão isentar IPTU de propriedades que mantiveram vegetação nativa ou parte dela preservada. Também abre possibilidade de dar desconto para imóveis que usem energia renovável e que façam aproveitamento de águas pluviais, entre outras medidas com viés sustentável.

Agora, a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados. O texto prevê que a isenção do IPTU em áreas com vegetação nativa passaria a valer 180 dias após a promulgação da PEC, enquanto os descontos em imóveis sustentáveis vigoraram de forma imediata.

Agora, a PEC segue para a Câmara dos Deputados. A isenção do IPTU de áreas com vegetação nativa só passa a valer 180 dias após a promulgação. A possibilidade de desconto para imóveis sustentáveis vigoraria a partir da promulgação.

Atualmente, a Constituição não determina critérios para redução do imposto. O IPTU é cobrado de casas apartamentos ou estabelecimentos comerciais situados em área urbana. O senador Plínio Valério (PSDB-AM) é o autor da proposta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.