Descrição de chapéu Governo Lula Previdência

Com aval de Lula, Rui Costa nega revisão de reforma da Previdência e desautoriza Lupi

Na véspera, ministro afirmou que criaria comissão para discutir mudanças na aposentadoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), negou, nesta quarta-feira (4), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteja elaborando propostas de revisão de reformas, desautorizando o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).

Rui Costa disse que qualquer proposta passará necessariamente pela Casa Civil antes de sua análise e que isso foi algo tratado com o próprio Lula. Ele afirmou ainda que qualquer proposta só será encaminhada após aprovação do presidente.

"Não há nenhuma proposta sendo analisada e pensada nesse momento para revisão de reforma, seja previdenciária ou outra. Neste momento não tem nada sendo elaborado", afirmou.

Ministro da Casa Civil , Rui Costa, discursa em sua cerimônia de posse no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

Na terça-feira (3), Lupi afirmou que quer criar uma comissão com representantes de sindicatos patronais, empregados, aposentados e governo para discutir o que chamou de "antirreforma" da Previdência, aprovada no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Na semana passada, Lupi já havia criticado em entrevista à Folha pontos da reforma da Previdência afirmando que queria discutir o tema com o governo. Ele ponderou não ter estudado o tema com profundidade, mas considerou haver "absurdos" na reforma aprovada, sobretudo no que diz respeito à idade mínima para mulheres se aposentarem. Ele defende uma flexibilização conforme a região do país.

As falas de Lupi foram mal recebidas pelo mercado financeiro. Após o discurso de terça, a Bolsa aprofundou a queda e encerrou o dia com recuo de 2%, aos 104.165 pontos. O dólar teve alta de 1,77% nesta terça, cotado a R$ 5,4520 na venda, maior valor desde o final de julho.

"Só para tranquilizar. Eu sei que todo mundo tem direito a opinião, mas neste momento não há nenhuma proposta de reforma da Previdência ou coisa semelhante", disse Rui Costa após participar da cerimônia de posse de Geraldo Alckmin no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Rui Costa afirmou ainda que o presidente Lula marcou a primeira reunião ministerial de seu governo para ocorrer na próxima sexta-feira (6). "Para inclusive organizar e reafirmar, ele [Lula] acabou de me dizer, qualquer proposta só será encaminhada, evidente, depois da aprovação do presidente da República", disse.

À GloboNews o ministro Alexandre Padilha, que assumiu a Secretaria de Relações Institucionais, afirmou que Rui Costa "de forma rápida e precisa" esclareceu que "esse debate nunca existiu no governo, nunca sequer iniciou no governo".

"E o presidente Lula, inclusive na sua mensagem, no seu discurso oficial no Congresso Nacional, em nenhum momento tratou desse tema", afirmou Padilha.

A ministra Simone Tebet, do Planejamento, afirmou que a partir do momento em que se engajou na campanha de Lula, no segundo turno, uma possível revisão da reforma da Previdência não foi discutida. Ela disse que avalia ser uma "posição pessoal" de Lupi.

"Acho que é mais uma forma de expressão do ministro da Previdência, no sentido de estar avaliando um item ou outro. Mas, repito, acho que foi posição pessoal do ministro Lupi e acho que na sexta-feira vamos ter essa resposta na reunião ministerial que teremos", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.