Descrição de chapéu Eletrobras

Furnas abre comportas de usinas pela 1ª vez em 11 anos para controlar cheia; veja vídeo

Decisão foi motivada pelas fortes chuvas na bacia do rio Grande (MG/SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Eletrobras Furnas anunciou na sexta-feira (13) a abertura das comportas dos vertedouros de cinco usinas hidrelétricas localizadas no rio Grande, que banha municípios de Minas Gerais e São Paulo.

A medida foi determinada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) em razão das fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na bacia do rio.

É a primeira vez após 11 anos que as comportas são abertas de forma conjunta para o controle de cheias, de acordo com a empresa.

Vertedouro da usina de Furnas foi aberto nesta sexta (13) para controle de cheia - Luis Junio Leonel Mendes/Furnas/Divulgação

Quatro usinas tiveram a abertura dos vertedouros na sexta: Furnas, Mascarenhas de Moraes, Luiz Carlos Barreto de Carvalho e Marimbondo. Já a hidrelétrica de Porto Colômbia está com o vertedouro aberto desde segunda (9).

Em nota, a companhia afirmou que haverá aumento do nível da água a jusante (após a barragem) das respectivas usinas. Também disse que acionou autoridades locais para adoção de medidas de segurança.

"A Eletrobras Furnas cumpre estritamente as determinações dos órgãos reguladores na operação dos empreendimentos hidrelétricos sob sua concessão", afirmou a empresa.

"Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética", completou.

Em uma usina hidrelétrica, a abertura do vertedouro busca permitir a saída da água quando os níveis do reservatório ultrapassam os limites recomendados. A estrutura ajuda a evitar enchentes em períodos de chuva.

Na usina de Furnas, o reservatório estava com um volume útil de 86,53% na sexta, o maior nível das cinco hidrelétricas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.