Governo de Alagoas reforça segurança para barrar invasão de bolsonaristas ao porto de Maceió

Extremistas planejavam bloquear os acessos a terminais de combustíveis da capital alagoana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

O governo de Alagoas reforçou o policiamento no entorno do porto de Maceió após bolsonaristas terem se organizado para tentar invadir o local nesta quarta-feira (11).

Os extremistas planejavam bloquear os acessos ao Terminal Aquaviário da Transpetro, subsidiária da Petrobras, e da base de distribuição da Vibra Energia para interromper o fornecimento de combustíveis no estado. No entanto, não foi registrada nenhuma tentativa de invasão ao porto.

Imagem aérea do Porto de Maceió, em Alagoas
Imagem aérea do Porto de Maceió, em Alagoas - Porto de Maceió / Divulgação

Em nota, o governo de Alagoas informou que, a despeito de ser uma área sob jurisdição federal, reforçou o policiamento da área e colocou viaturas na entrada do porto, em uma ação preventiva. A Secretaria de Segurança Pública atua no monitoramento e se diz atenta a qualquer movimentação atípica.

A possibilidade de ataques em Alagoas foi alertada pela FUP (Federação Única dos Petroleiros), que desde o último domingo (8) monitora a movimentação de grupos extremistas para possíveis ataques em refinarias e terminais.

Diante das ameaças de ataques, a FUP acionou órgãos federais de segurança, o serviço de inteligência e segurança corporativa da Petrobras e o senador Jean Paul Prates, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a presidência da Petrobras.

A Petrobras informou que terminais e refinarias estão funcionando normalmente e que monitora possíveis ameaças, adotando "medidas preventivas de proteção necessárias conforme procedimento padrão para garantir a continuidade dos negócios".

O IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), representante institucional das principais empresas do setor, informou que "trabalha sempre de forma próxima e cooperativa com as autoridades constituídas para garantia da segurança de instalações indispensáveis ao abastecimento de combustíveis do país".

A entidade também disse que repudia qualquer ato de violência e eventuais ações que tenham o objetivo de trazer instabilidade aos princípios democráticos. E destaca que confia na atuação das forças de segurança pública em caso de possíveis ocorrências.

Possíveis ataques a refinarias e terminais têm sido anunciados por bolsonaristas nos últimos dias em redes sociais e teriam como objetivo interromper o fornecimento de combustíveis no país. A movimentação dos terroristas se intensificou em alguns estados na noite de domingo (8), após os ataques em Brasília, e madrugada de segunda-feira (9).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.