Lula diz que é preciso que 'pessoas ricas paguem mais impostos'

O presidente também fez críticas ao mercado financeiro e à Febraban

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (12) que é necessário fazer mudanças na cobrança de impostos do país para que ricos paguem mais e pobres, menos.

"Todo mundo sabe que é preciso fazer uma política tributária nova, é preciso fazer com que pessoas mais ricas paguem mais impostos do que os pobres, porque hoje os pobres comparativamente pagam mais imposto que os ricos", disse em café da manhã com jornalistas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira dama Janja da Silva, durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. - Pedro Ladeira/Folhapress

O chefe do Executivo, porém, não deu detalhes das alterações que pretende propor na política tributária da União.

Ele também fez duras críticas ao mercado financeiro e à Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

"Nunca vi a Febraban se reunir e dizer que está preocupada em pegar uma parte do juros que recebe para dedicar a ajudar o padre Julio Lancellotti a cuidar do morador de rua", afirmou.

O mandatário disse que o mercado criou uma narrativa de que verbas destinadas a melhorias na saúde, educação e outras áreas são tratadas como gasto para o governo, enquanto o pagamento da taxa de juros não tem o mesmo tratamento.

"Eu às vezes fico muito, mas muito irritado e peço desculpas para pessoas que eu fico irritado porque é o seguinte: o mercado não tem coração, não tem sensibilidade, não tem humanismo", afirmou.

Lula recebeu, pela primeira vez, jornalistas nesta manhã. Mas, ao final do encontro, apenas cinco veículos puderam perguntar, e a Folha não fez parte do grupo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.