Descrição de chapéu Saneamento no Brasil

Tarcísio autoriza estudos para privatizar Sabesp e Emae

Governador diz que pode recuar nos planos de desestatização em caso de aumento de tarifas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (28) que autorizou o início de estudos para a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

As avaliações da Sabesp terão início em março e terão o objetivo de definir a viabilidade da desestatização das companhias paulistas.

No início do ano, o governador disse que pretende concluir a privatização da Sabesp até 2024. Além disso, afirmou que considera bom o modelo feito com a Eletrobras, privatizada no ano passado pelo governo federal por meio de uma oferta de ações que diluiu o controle da companhia em Bolsa.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas - Rubens Cavallari - 26.jan.2023/Folhapress

O governador admite, porém, que poderá desistir da privatização caso a tarifa fique mais cara. "Se ver que a tarifa vai explodir, sem a segurança que não vai baixar e a eficiência que imaginamos, podemos dar um passo atrás", falou o governador.

O governador citou o plano durante anúncio de um pacote com mais de dez projetos de concessões e parceiras com a iniciativa privada, a maioria na área de transportes.

A Sabesp atende mais de 27 milhões de pessoas em 375 municípios de São Paulo. O governo detém 50,3% do capital social da empresa, e o restante das ações é negociado na Bolsa de São Paulo e na Bolsa de Nova Iorque (EUA).

Já a Emae atua no setor de geração de energia hidrelétrica e também é controlada pelo estado de São Paulo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.