Descrição de chapéu América Latina alimentação

Argentina suspende exportações de produtos avícolas por gripe aviária

Órgão responsável disse que produção para consumo interno continuará normalmente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires | AFP

A Argentina suspendeu a exportação de produtos avícolas depois que o primeiro caso de gripe aviária foi detectado em um centro de produção na província de Rio Negro (sul), informou o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

A Argentina "perde temporariamente seu status de livre de doenças e suspende suas exportações de produtos avícolas cumprindo com as regras internacionais", disse o comunicado na noite de terça-feira (1º).

O secretário de Agricultura da Argentina, Juan José Bahillo, afirmou que foi o "primeiro caso confirmado em uma ave de cativeiro" que ocorre no país, informou no Twitter, ao indicar o estabelecimento localizado na cidade de Mainque (1.100 km ao sudoeste de Buenos Aires).

Galinhas em fazenda biológica na França - Lou Benoist - 24.out.2019/AFP

A Senasa destacou que a produção "para consumo interno continuará normalmente porque a doença não é transmitida ao homem pelo consumo de carne de frango e ovos". Assim, "aqueles frigoríficos que exportam, vão poder comercializar os seus produtos no mercado interno", explicou.

Segundo o último relatório das 177 notificações recebidas de casos suspeitos, 25 casos de gripe aviária foram confirmados em diferentes pontos do país, mas até agora todos correspondiam a aves selvagens.

Bahillo indicou que as medidas de biossegurança serão reforçadas nas granjas "para recuperar o status sanitário o mais rápido possível" e retomar as exportações.

As vendas de produtos avícolas argentinos ao exterior representam cerca de US$ 330 milhões po ano (cerca R$ 1,7 bilhão) e têm como principal destino a China.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.