Descrição de chapéu inflação juros

Agência de SP autoriza Sabesp a elevar contas de água em 9,6%

Novas tarifas da companhia de saneamento de São Paulo passam a valer a partir 10 de maio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A companhia de água e saneamento do Estado de São Paulo, Sabesp, informou no final da noite de quinta-feira (6) que a agência reguladora paulista Arsesp autorizou a companhia a elevar suas tarifas em 9,56% em relação aos valores cobrados atualmente.

O processo de ajuste, entre outros fatores, considerou inflação pelo IPCA de 5,6% em 12 meses até fevereiro, um resultado de revisão tarifária extraordinária de 5,55% e um "ajuste compensatório" relacionado a 2021 a ser descontado de 1,4%, informou a Sabesp em fato relevante.

As novas tarifas da companhia passam a valer a partir 10 de maio, afirmou a Sabesp.

0
Estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Gabriel Cabral - 26.jul.2019/Folhapress

PRIVATIZAÇÃO E RACHA

Na sexta-feira (7), a Sabesp afirmou que a chamada "inexigibilidade de licitação" para contratação de serviços de apoio e consultoria para estudos de desestatização da companhia foi ratificada e publicada em "Diário Oficial do Estado".

Com isso, a companhia deve assinar nesta segunda-feira (10) a contratação da IFC (International Finance Corporation) para assessorar o processo.

A Sabesp também anunciou sua saída da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), citando divergências da atual administração da empresa com as posições da entidade sobre readequação do marco do saneamento. Além da Sabesp, a Copasa, de Minas Gerais, se desfiliou da entidade.

Em comunicado, a Aesbe afirmou que ficou "surpresa" com os pedidos de saída das duas empresas da entidade, "visto que as duas empresas não se manifestaram contrária ao posicionamento da assembleia de associados e diretoria da entidade em nenhum momento nos últimos anos".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.