Descrição de chapéu BNDES

BNDES cria grupo de trabalho para promover equidade racial

Entre as medidas estão mapear, analisar e apresentar propostas para adequar a atuação do banco à Convenção Interamericana contra o Racismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, anunciou na manhã desta terça-feira (23) a criação de um grupo de trabalho no banco para promover o empoderamento negro.

A medida busca estudar, identificar e propor medidas em prol da equidade racial. A assinatura da portaria que instituiu o grupo de trabalho ocorreu em um seminário na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. O evento foi batizado como Empoderamento Negro para Transformação da Economia.

Aloizio Mercadante discursa em evento do BNDES em março no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 20.mar.2023/Folhapress

Mercadante afirmou que o BNDES colocará a questão racial no centro das suas discussões de agora em diante. "Vai passar a fazer parte das nossas decisões a partir deste seminário", disse.

Uma das medidas previstas para o grupo de trabalho é mapear, analisar e apresentar propostas para adequar a atuação do BNDES à Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância e ao Estatuto da Igualdade Racial.

A iniciativa prevê ainda propor medidas para promover e impulsionar a diversidade, a equidade e a inclusão da população negra no ecossistema do banco.

Durante o seu discurso, Mercadante prestou uma homenagem ao jogador de futebol do Real Madrid Vinicius Júnior, que voltou a ser alvo de manifestações racistas neste final de semana na Espanha.

O presidente do BNDES ainda pediu desculpas pelo que chamou de "silêncio histórico" do banco em relação a questões de equidade racial.

A realização do evento foi elogiada por participantes de debates ao longo do dia. "Isso aqui não é um evento. É um fato histórico relevante. Estar aqui hoje é um privilégio. Há exatos 40 anos a minha geração fala no BNDES, sempre falamos", declarou Hélio Santos, presidente dos conselhos deliberativos do Cedra (Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais) e da Oxfam Brasil.

"Eu disse ao presidente Fernando Henrique, e ele concordou. Historicamente, o BNDES é uma imensa caixa de ação afirmativa para homens brancos bem nascidos", afirmou Santos em um painel sobre capital e diversidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.