Descrição de chapéu Financial Times

Volkswagen planeja troca de comando em filial de softwares

Reparar a estratégia da Cariad é uma prioridade de Oliver Blume, novo chefe da fábrica de carros alemã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patricia Nilsson
Londres | Financial Times

A Volkswagen está planejando uma reformulação no topo de seu braço de software em dificuldades, que tem sido atormentado por atrasos e erros orçamentários.

A Cariad, braço de software alemão criado em 2020, tem enfrentado problemas que levaram a atrasos no lançamento de novos modelos. Uma das prioridades do novo executivo-chefe da VW, Oliver Blume, tem sido definir a estratégia de software da Cariad, que se torna cada vez mais importante na era dos carros conectados à internet.

O conselho de supervisão da Cariad vai propor Peter Bosch, um veterano da VW que entrou para a Bentley em 2017, como novo chefe da unidade, conforme duas pessoas familiarizadas com as negociações. O atual chefe do braço de software, Dirk Hilgenberg, assim como a chefe de tecnologia, Lynn Longo, e o diretor financeiro, Thomas Sedran, estão procurando novos cargos no grupo VW, disseram as pessoas.

Oliver Blume, CEO da Volkswagen, sentado em uma van Volkswagen ID Buzz, em Berlim, Alemanha - Odd Andersen - 14.mar.2023/AFP

Bosch, que levou o crédito por recuperar com sucesso a antes deficitária Bentley, não tem experiência em software, mas será apoiado por dois "especialistas em software" adicionais a serem contratados nos próximos meses.

"A Cariad ainda precisa trabalhar com montadoras tradicionais, como Volkswagen, Porsche e Audi, e precisa falar a língua delas", disse uma pessoa.

A Cariad foi lançada sob o comando do ex-chefe da VW Herbert Diess, e os problemas crescentes da unidade foram dos principais fatores que levaram à saída dele no ano passado.

Foi criada pela fusão de cerca de 1.500 desenvolvedores de software da VW, Porsche e Audi e, desde então, a unidade contratou mais 4.000 pessoas, com filiais estabelecidas nos Estados Unidos e na China.

Na semana passada, a VW divulgou fortes números de vendas no primeiro trimestre na Europa e nos Estados Unidos, mas revelou que as entregas de carros caíram ainda mais na China, seu mercado mais importante.

O software surgiu como um ponto-chave de pressão para a VW na China, cujas marcas locais rapidamente assumiram a liderança em termos de entretenimento automotivo e outros aspectos da interação entre os motoristas e seus carros.

O único membro da equipe executiva da Cariad que foi convidado a permanecer é Rainer Zugehör. Segundo uma fonte, o rápido crescimento da unidade durante a Covid foi o único aspecto dela que teve sucesso.

Uma pessoa disse que "não seria a primeira vez" que executivos da VW que falharam em suas funções são transferidos para uma posição diferente dentro do grupo. "É normal na Volkswagen", disse a pessoa.

Tradução de Luiz Roberto Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.