Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2010 - 07h37

Entenda o que é risco-país

Publicidade

DE SÃO PAULO

O risco-país é visto como um "termômetro" informal da confiança dos investidores globais em país de economia emergente.

Se o indicador sobe muito, por exemplo, é um sinal de que os investidores globais desconfiam cada vez mais que um país não vai saldar os pagamentos regulares de sua dívida externa. Essa percepção pode ser afetada por um algum evento global --a piora da economia mundial-- ou algum evento local --o país acumula dívidas cada vez maiores, mas não poupa em ritmo suficiente para pagá-las.

Em 1995, a desvalorização do peso mexicano detonou uma onda generalizada de descrença sobre as economias emergentes. O Brasil sofreu as consequências: o risco-país bateu em 1.689 pontos em março daquele mesmo ano.

No ano seguinte, sem crises globais, o país conseguiu atrair investimentos externos, domando a inflação e tentando controlar gastos públicos. O risco-país, por sua vez, recuou de 910 pontos em janeiro para 523 no final de 1996.

EMBI

O indicador mais visado pelo mercado é Embi+, sigla em inglês para "Emerging Markets Bonds Index", isto é, Índice de Títulos da Dívida de Mercados Emergentes. É calculado pelo banco JP Morgan tanto para o Brasil quanto para Argentina, Bulgária, Rússia e África do Sul, entre outras economias emergentes.

O Embi+ surgiu no início dos anos 90, quando boa parte dos principais países em desenvolvimento renegociou sua dívida externa, no âmbito do "Plano Brady", uma referência a um dos líderes desse processo, o então secretário do Tesouro americano, Nicholas Brady.

Como parte da renegociação de prazos e juros de pagamento, esses países entregaram aos credores uma série de títulos financeiros, com ampla circulação no mercado de capitais global.

Os investidores precisavam de parâmetros de referência para vender ou comprar esses papéis. Para auxiliar esses investidores, os grandes bancos criaram indicadores para acompanhar o mercado de títulos, a exemplo do que o Ibovespa, ou Dow Jones, fazem em relação à Bovespa ou a Bolsa de Nova York, respectivamente.

O Embi+, do JP Morgan, foi um entre vários índices criados na época.

O JP Morgan calcula o indicador Embi+ de cada país a partir uma referência bem específica: os títulos emitidos pelo Tesouro americano, considerados de menor risco no mercado de capitais global. Para negociar os papéis das economias emergentes, os investidores cobram uma espécie de ágio em relação aos bônus americanos. É justamente essa diferença que o Embi+ busca captar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página