Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2010 - 18h21

Entenda o que é o Fundo Soberano

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Fundo Soberano é um tipo de fundo de investimentos administrado pelo governo de um país ou região para ser aplicado no mercado de forma pré-determinada pela leis do país em questão.

Ele usa geralmente reservas internacionais ou excedentes da arrecadação fiscal ou do lucro de estatais em sua composição, mas pode vir de outras fontes. Os países árabes e a Noruega, por exemplo, utilizam-se da arrecadação dos royalties da produção de petróleo para formar seus respectivos fundos soberanos.

A aplicação também pode ser diferenciada: árabes e chineses utilizam os recursos para adquirir participações acionárias em empresas. Os noruegueses preferem aplicar recursos na diversificação de sua economia e em educação.

No caso do Fundo Soberano do Brasil, criado em dezembro de 2008, o objetivo é ter uma espécie de "poupança" para ser utilizada em caso de crise. Para alimentá-lo, o governo federal utilizou da economia fiscal de R$ 14,2 bilhões que fez em 2008. O valor corresponde a 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas pelo país no período).

O plano inicial, que começou a ganhar corpo no primeiro semestre de 2008, era usar dos recursos das reservas internacionais, que tinham acabado de ultrapassar os US$ 200 bilhões. Porém, a ideia foi muito criticada por economistas, que alegaram que a grande quantidade de dólares armazenada nas reservas brasileiras não significa dinheiro sobrando --como ficou provado quando a crise financeira global estourou e o governo utilizou uma parte dos recursos para injetar dólares no mercado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página