Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2010 - 16h52

Plano de banda larga começará em dezembro, afirma Telebrás

Publicidade

SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

A Telebrás informou nesta quinta-feira que a conexão das primeiras cem cidades do Plano Nacional de Banda Larga será em dezembro.

Segundo a estatal, todos os equipamentos e serviços necessários para dar início ao plano do governo serão contratados até o fim do ano. O edital de infraestrutura sai até a próxima semana.

Hoje, foram divulgadas as especificações técnicas dos equipamentos, softwares e serviços que formarão a rede IP. A licitação desses itens deverá acontecer na primeira quinzena de novembro.

De acordo com a estatal, os editais vão permitir inspeções de segurança nos códigos-fonte, o que evitaria sabotagens, exigência comum nos Estados Unidos e Índia.

Amanhã também será divulgada consulta pública, essa para contratação de enlaces de rádios digitais, para distribuição de sinal.

A Telebrás dará prioridade aos produtos com tecnologia desenvolvida no Brasil, como estabelece medida provisória editada em julho desse ano.

O Plano Nacional de Banda Larga pretende levar internet com alta velocidade para 40 milhões de casas até 2014. Ainda em 2010, o governo se comprometeu a levar o serviço para cem cidades.

A Telebrás vai reativar o ativo de fibras ópticas da Eletrobras e Petrobras para tocar o plano, que pretende oferecer um pacote de 512 kbps a um preço médio de R$ 35.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página