Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2010 - 05h00

Top of Mind: Saiba como é feita a pesquisa Datafolha

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Folha Top of Mind completa 20 anos. Nessas duas últimas décadas, o Datafolha foi às ruas para descobrir quais as marcas mais lembradas. O levantamento deste ano foi feito entre os dias 27 e 30 de julho de 2010 junto à população a partir dos 16 anos de idade em 160 municípios, distribuídos por todos os Estados e o Distrito Federal.

Ao todo, 204 pesquisadores percorreram o país para fazer a seguinte pergunta: "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?" Questões específicas como "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em refrigerante?", por exemplo, são usadas para as 47 categorias de produtos, serviços e especiais. As respostas são espontâneas, isto é, não são apresentadas opções aos entrevistados.

Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress

A pesquisa foi dividida em amostras distintas, uma composta por 2.644 entrevistas (amostra A) e outra por 2.584 entrevistas (amostra B). Em caso de empate, são usados os resultados da segunda pergunta em cada categoria: "Além da marca que você citou, de quais outras marcas de refrigerante [por exemplo] você se lembra?"

A questão mede o "awareness", termo em inglês que significa consciência, percepção, e identifi ca as marcas conhecidas pelos entrevistados. É usada em casos de empate. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

A relação de todas as empresas e os produtos mais citados do Brasil e as seis marcas mais lembradas nos últimos 20 anos ininterruptos você confere nas páginas que seguem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página