Publicidade
Publicidade
Top of Mind: Saiba como é feita a pesquisa Datafolha
Publicidade
DE SÃO PAULO
O Folha Top of Mind completa 20 anos. Nessas duas últimas décadas, o Datafolha foi às ruas para descobrir quais as marcas mais lembradas. O levantamento deste ano foi feito entre os dias 27 e 30 de julho de 2010 junto à população a partir dos 16 anos de idade em 160 municípios, distribuídos por todos os Estados e o Distrito Federal.
Ao todo, 204 pesquisadores percorreram o país para fazer a seguinte pergunta: "Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?" Questões específicas como "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em refrigerante?", por exemplo, são usadas para as 47 categorias de produtos, serviços e especiais. As respostas são espontâneas, isto é, não são apresentadas opções aos entrevistados.
Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress | ||
A pesquisa foi dividida em amostras distintas, uma composta por 2.644 entrevistas (amostra A) e outra por 2.584 entrevistas (amostra B). Em caso de empate, são usados os resultados da segunda pergunta em cada categoria: "Além da marca que você citou, de quais outras marcas de refrigerante [por exemplo] você se lembra?"
A questão mede o "awareness", termo em inglês que significa consciência, percepção, e identifi ca as marcas conhecidas pelos entrevistados. É usada em casos de empate. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
A relação de todas as empresas e os produtos mais citados do Brasil e as seis marcas mais lembradas nos últimos 20 anos ininterruptos você confere nas páginas que seguem.
+ sobre Folha Top of Mind
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice