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21/12/2010 - 08h00

Gol e Passaredo firmam acordo de compartilhamento de voos

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MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A Gol e a empresa regional Passaredo anunciam hoje um acordo de compartilhamento de voos.

Com base em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Passaredo é a segunda maior empresa regional do país. Tem 0,64% do mercado, atrás da Trip (2,6%).

Pelo acordo, os voos da Passaredo serão incorporados ao sistema de vendas da Gol. Com isso, a companhia, que voa para 51 cidades, incorpora mais seis novos destinos -Ribeirão Preto, Marília e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Barreiras e Vitória da Conquista (Bahia) e Ji-Paraná (Rondônia).

Além de um único bilhete, passageiros da Gol que fizerem conexão com voos da Passaredo só precisarão fazer o check-in uma única vez.

A Gol também passará a oferecer oito opções de voos diretos, como Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO), e Uberlândia (MG) e Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont-RJ). Hoje, os passageiros da Gol só conseguem fazer esses voos com paradas em Brasília ou São Paulo.

O acordo entra em operação no dia 10 de janeiro, mas a partir desta quinta-feira as companhias já poderão vender passagens para os voos da empresa parceira.

2º ACORDO

Esse é o segundo acordo regional firmado pela Gol. No início do ano, a companhia firmou parceria com a pequena No Ar, de Caruaru, Pernambuco, que opera dois aviões de pequeno porte.

"Com o crescimento da renda nas cidades de médio porte do interior do Brasil, essas parcerias nos permitem aumentar as opções de voos para os passageiros", diz Claudia Pagnano, vice-presidente de mercado da Gol.

A expectativa é que a parceria leve a um crescimento de mais de 15% na ocupação dos voos da Passaredo.

No primeiro momento a parceria não envolve o Smiles. Ou seja, voos da Passaredo não contarão para o programa de milhagem. As empresas afirmam que pretendem trabalhar para isso, mas não deram prazo.

O acordo só veio depois que Passaredo e TAM romperam acordo semelhante.

Segundo o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho, depois que a TAM adquiriu a Pantanal, há um ano, o acordo deixou de fazer sentido uma vez que as duas competem no interior de São Paulo. A TAM também é parceira da Trip, que é líder na aviação regional.

A Gol não descarta firmar novas parcerias regionais. "Os brasileiros estão viajando muito mais dentro do Brasil e queremos chegar a mais cidades, diretamente ou via parceiros", diz Pagnano.

Com uma frota de cinco turboélices Brasília (30 assentos) e dez jatos Embraer 145 (50 lugares), a Passaredo cresceu 102% em 2010.

A expectativa de Felício Filho é novamente dobrar de tamanho em 2011. "Até julho vamos incorporar mais oito Embraer 145."

Ao menos no curto prazo, a empresa não pretende entrar no mercado de jatos maiores.

"Vemos um potencial muito grande na aviação regional, com voos diretos e voos de alimentação para as grandes companhias", diz Felício. "É o modelo americano de regionais, que está se desenvolvendo no Brasil."

Felício não revela dados financeiros. Segundo o anuário estatístico da Anac, a Passaredo obteve uma receita operacional bruta de R$ 105 milhões em 2009.

Nos últimos dez dias, a empresa tem sofrido uma concorrência acirrada da Webjet, que inaugurou voos em Ribeirão Preto com tarifas a partir de R$ 9,90.

 

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