Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 17h57

UE estuda alongar prazo das dívidas de Grécia e Irlanda

Publicidade

DA REUTERS, EM DAVOS
DE SÃO PAULO

Autoridades da União Europeia estudam estender o prazo de pagamento dos empréstimos de resgate à Grécia e à Irlanda. A medida representaria um esforço para melhorar a confiança na região.

A informação foi passada por duas fontes da zona do euro que pediram anonimato. Segundo eles, o membro do conselho do Banco Central Europeu, Axel Weber, sugeriu um alongamento dos prazos de três anos para a Grécia e sete para a Irlanda, como parte de um pacote para superar a crise.

A ideia surgiu depois de conversas entre ministros da zona do euro, representantes de bancos centrais e autoridades, em encontras paralelos ao Fórum Econômico Mundial.

"Há diversos tipos de ideia. Não sei o quanto essa vai pesar. Mas é claro que daremos ouvido. O Reino Unido e alguns outros países só liquidaram alguns débitos da Primeira Guerra Mundial apenas recentemente", indicou a fonte.

Se concretizada, a medida atenderia um pedido do primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, em um debate no Fórum. Ele afirmou que o alongamento da dívida ajudaria a acalmar os mercados. Na apresentação, ele também solicitou uma ampliação do fundo de resgate europeu.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página