Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2011 - 18h24

Análise regional do Cade sobre varejo ajudaria Pão de Açúcar

Publicidade

DA REUTERS, EM SÃO PAULO

A eventual união do Pão de Açúcar e do Carrefour Brasil exigirá uma análise bastante cuidadosa da operação por autoridades antitruste, já que o varejo é um setor muito sensível para o consumidor. Outro temor refere-se ao elevado poder de pressão do grupo combinado sobre fornecedores.

Se a operação for aprovada pelos acionistas de ambas as companhias, advogados ouvidos pela Reuters veem chances reduzidas de anulação do negócio pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Isso porque, nos últimos anos, o Cade tem tratado o segmento de varejo a partir de uma abordagem local, avaliando a presença das companhias nas cidades em vez de fazer uma análise mais nacional. Isso aumenta as chances de restrições, mas reduz a possibilidade de impedimento de toda a fusão.

Pão de Açúcar e Carrefour terão juntos 27% do varejo no país
Ações do Pão de Açúcar disparam mais de 10% na Bovespa
Acionistas terão 60 dias para avaliar criação do Novo Pão de Açúcar
Para consultor, fusão CBD-Carrefour antecipa movimento de mercado

"O setor de supermercados tem uma vantagem: cada cidade é um mercado, e o número global não deverá ser levado em consideração pelo Cade", disse o advogado especialista em direito concorrencial Sérgio Varella Bruna, sócio do escritório Lobo e De Rizzo.

Segundo ele, o acordo poderia preservar "a maior parte do negócio", mesmo que o Cade imponha uma redução das operações.

"É dificil antecipar qualquer decisão do Cade. Mas visto o tamanho das partes e um mercado que tem uma sensibilidade muito próxima ao consumidor, é necessário haver estudos cuidadosos", disse o advogado Eduardo Caminati, especialista em direito concorrencial.

Já um advogado próximo ao Pão de Açúcar afirmou que esta "não seria uma análise 'fast track' [rápida]" do Cade, por envolver contato direto com o consumidor.

"Embora seja um mercado mais sensível e a operação tenha um valor alto, não quer dizer que será barrada, mas é preciso analisar as eficiências para o mercado e os efeitos para consumidores e concorrentes", disse o advogado.

FORNECEDORES

O que poderia preocupar o Cade é o grande aumento do poder de barganha com fornecedores, o que seria de "âmbito global, e não local", disse o advogado do escritório Lobo e De Rizzo.

De acordo com o advogado próximo ao Pão de Açúcar, que pediu anonimato, seriam necessárias análises setoriais para saber se as aquisições de Casas Bahia e Ponto Frio, que atuam no segmento de eletroeletrônicos, teriam algum impacto na associação divulgada nesta terça-feira. O Carrefour tem uma operação de eletrônicos e móveis bem menor no Brasil.

Procurado, o Cade informou em nota que "não teve conhecimento formal do negócio" entre Pão de Açúcar e Carrefour e que "por isso é difícil fazer qualquer tipo de análise".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página