Descrição de chapéu
Américo José

É preciso mais do que força de vontade e motivação para vencer

Talento, preparo e disciplina são insuficientes para o sucesso se não houver boa gestão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atletas são os heróis do nosso tempo. Conseguem realizar com primazia aquilo que nós, meros mortais, nem sequer ousamos tentar. São disciplinados, colecionam conquistas, têm sucesso e fama.

Despertam muita admiração e influenciam comportamentos. São nossos ídolos.

Não à toa, diversos profissionais do esporte têm se tornado coaches e palestrantes. Eles contam suas histórias de sucesso, motivam outras pessoas a adotarem novas atitudes e colaboram para que mais gente tenha gás para alcançar suas metas.

Em tempos de tantos maus exemplos, fico feliz em ver os atletas inspirando tanta gente com suas trajetórias de superação. Acho importante que bons exemplos se disseminem, porque quando conhecemos alguém que superou adversidades e venceu, ganhamos a esperança de transpor nossas próprias barreiras.

Vejo apenas um único ponto de atenção: não podemos tirar as histórias do contexto em que elas aconteceram. Se fizermos isso, podemos entender que qualquer um é capaz de chegar lá —o que, infelizmente, não é verdade.

Atletas de ponta contam com grande suporte. Seja da família, do treinador, do psicólogo, do nutricionista, da instituição esportiva em que atuam etc.

Essas pessoas orientam suas ações, analisam desempenho, ajudam a corrigir falhas, programam os treinamentos, cuidam da alimentação ideal, desenvolvem os pontos fortes e corrigem os pontos fracos dos atletas. Ou seja: mesmo nos esportes individuais, nenhum atleta vence sozinho.

É claro que o talento, a determinação, o preparo e a disciplina de cada atleta são méritos exclusivos dele. Mas tudo isso só se transforma em medalhas quando o atleta é bem administrado. (Basta pensar nos casos de atletas talentosos que não tiveram sucesso porque se perderam, foram mal administrados, e vocês vão concordar comigo).

O mesmo acontece com profissionais de outras áreas. Talento, determinação, preparo e disciplina são características individuais. Ninguém alcança o topo se não tiver essas coisas. Porém, elas não bastam para garantir o sucesso.

Todo profissional precisa de um contexto favorável para alcançar a melhor performance. E precisa de boa gestão para que o resultado seja compatível com seu potencial.

Por isso, da próxima vez que você ouvir a história de superação de um atleta, preste atenção não apenas nas características individuais que levaram aquele profissional a registrar importantes conquistas, mas também no suporte e na gestão que cercaram essa pessoa para que ela pudesse chegar lá.

Ao entender o contexto completo, talvez fique mais fácil identificar o que você realmente precisa fazer e qual o suporte necessário para conquistar seus próprios objetivos. Com um plano completo —e não apenas força de vontade e motivação—, você terá muito mais chances de sucesso.

Américo José

Consultor empresarial, palestrante e sócio-diretor da Cherto Atco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.