Cursos gratuitos ajudam empresário a enfrentar a crise; saiba como acessar

Instituições oferecem conteúdos que vão de marketing digital a inteligência emocional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cristiane Teixeira
São Paulo

Para ajudar os empreendedores a passar pela crise, empresas e instituições têm oferecido gratuitamente consultorias e cursos online durante este período.

A procura por capacitação tem sido grande. Desde o início da quarentena em São Paulo, no dia 23 de março, o Sebrae-SP registrou um aumento superior a 250% nos atendimentos prestados a micro e pequenos empresários.

A busca por cursos virtuais teve crescimento semelhante, e a audiência das lives diárias promovidas pela instituição subiu mais de 11.000% em relação ao período pré-pandemia, totalizando mais de 9 milhões de acessos até agora.

A seguir, veja opções gratuitas para se capacitar, de cursos a mentorias online.

Live do Sebrae sobre como melhorar o atendimento nos canais digitais
Live do Sebrae sobre como melhorar o atendimento nos canais digitais - Reprodução

B2W Marketplace

Dona das marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime, a empresa de comércio eletrônico utiliza vários canais de internet –como blog, YouTube e Instagram– para capacitar lojistas que já atuam ou pretendem atuar no ambiente virtual. Para ver todos os recursos, o ideal é acessá-los pelo Linktree.

Parte dos conteúdos traz informações específicas à venda pelo marketplace, ainda que qualquer um possa vê-los e aproveitá-los. Outros conhecimentos são mais genéricos, sobre precificação, embalagem e descrição de produtos comercializados online, por exemplo. Para inteirar-se da agenda diária de treinamentos, acompanhe as postagens no Instagram.

Conta Azul

A plataforma online para gestão e controle financeiro de pequenas empresas montou o site Pequena Grande, onde reúne guias, calculadora trabalhista e calendário fiscal para download.

Há, ainda, cursos online abertos a quem se inscrever gratuitamente no próprio site. No momento, dois estão disponíveis: Saúde do Caixa e Retomada Pós-Crise. Os cursos, chamados de formação, compõem-se de quatro aulas com uma hora de duração, e é preciso inscrever-se para cada uma delas.

‘Oportunidades de mercado para aumentar o faturamento em meio à crise’ é o tema da live desta quinta (4) às 16h.

Fecap

Além de graduações, pós-graduações e outras formações longas, a faculdade especializada em gestão de negócios oferece nove cursos livres online e gratuitos. Destaque para os temas Simples Nacional e Demonstração de Fluxo de Caixa.

Feita a inscrição, o aluno recebe um número de matrícula que será seu login no sistema. Um e-mail comunica a senha e envia o link para acessar a área exclusiva, onde ficam os conteúdos de cada curso e os certificados de conclusão.

Google

Até 26 de junho, donos de pequenas e médias empresas afetadas pela crise podem usufruir do programa de mentoria Cresça com o Google. O único pré-requisito é ter uma conta do Google. É só definir o assunto, preencher a inscrição e, então, escolher dia e horário para as videochamadas de 30 minutos. Pode-se programar uma mentoria de cada tema.

Os atendimentos são realizados por mentoras da Rede Mulher Empreendedora, que dão orientações sobre seis temas: marketing digital; vendas online; finanças e contabilidade; apoio jurídico; inteligência emocional; inovação e modelos de negócios.

No site da companhia, a área voltada a empresas dá acesso a lives diárias (às 17h) e tutoriais ensinando a usar ferramentas do Google para aumentar a visibilidade no ambiente virtual.

Muitos outros conteúdos, como cursos para melhorar o desempenho de empreendimentos online, são encontrados na página específica para negócios pequenos e médios. Um deles é o treinamento ‘Leve sua empresa para a web’, que aborda desde a relevância no mundo digital até a proteção contra hackers.

E também há artigos com dicas práticas para questões técnicas, como ações para tornar mais rápida a versão de um site para smartphone e formas de incrementar a estratégia no YouTube.

Gupy

A startup de recrutamento e seleção via inteligência artificial tem entre sua clientela empresas de médio e grande porte. Mas quem desempenha a função de RH do próprio negócio, entre muitas outras atribuições, pode aproveitar conteúdos sobre formas de gerir o time, identificação e retenção de talentos etc.

Esses materiais, disponíveis no formato de guias, planilhas e vídeos, podem compor pacotes temáticos, como o kit sobre gestão do trabalho remoto. Ele inclui e-books sobre práticas eficientes de home office e ferramentas para trabalhar à distância. É só clicar no item desejado, informar alguns poucos dados, e o link para download chegará por e-mail.

Ao se inscrever na Gupy Academy, o empreendedor obtém acesso a cursos online gratuitos, a exemplo do Introdução ao People Analytics.

King Host

Quem entra na página da startup de hospedagem de sites deve selecionar a aba materiais educativos gratuitos para visualizar uma lista grande de webinars (ao vivo e gravados), vídeos, e-books e templates.

Para fazer o download dos conteúdos sobre SEO, fidelização de clientes, ações digitais de marketing, e-mail marketing, aumento de tráfego etc, basta clicar no tema e se cadastrar. Há muitos materiais para programação de sites e e-commerces.

KPMG

Desde maio, a empresa de consultoria auxilia gratuitamente micro e pequenas empresas (faturamento anual de até R$ 40 milhões) em dúvida sobre questões fiscais e trabalhistas decorrentes de medidas provisórias editadas no âmbito da pandemia. O primeiro passo para assegurar a conversa por telefone é completar um formulário indicando dia e horário de preferência. Um email confirmará o agendamento.

Locaweb

A empresa de hospedagem de sites e serviços de internet lançou o projeto Juntos no Digital, que contribui para a inclusão digital de pequenas e médias empresas. A elas se destinam as mentorias sobre estratégias de negócio, marketing, inovação, questões jurídicas e experiência do usuário ao navegar em sites, aplicativos e outros canais online.

Para agendar com um consultor, é preciso se cadastrar e aguardar um e-mail informando dia e hora da conversa.

Os conteúdos na plataforma, em vídeos e textos, ensinam a tornar um e-commerce mais seguro, criar um site atrativo, adaptar informações à pesquisa por voz, entre outros assuntos. Um calendário com a programação de lives ajuda a não perder nenhuma conversa com especialistas pelo canal da Locaweb no Instagram.

Omie

A plataforma de gestão na nuvem oferece a seus clientes uma área voltada à qualificação de empreendedores e contadores. Até o final de junho, esses conteúdos estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa que se cadastre na Omie.Academy.A empresa criou quatro videoaulas, um e-book e outros materiais extras que compõem o curso ‘Manual de Sobrevivência em Tempos de Crise’. É uma oportunidade para quem precisa mudar seu modelo de negócio ou iniciar uma empresa, sabendo como criar estratégias de venda e de marketing para se sair bem.

Sebrae

São muitas as frentes abertas pela entidade para ajudar micro e pequenos empreendedores de todo o país. A mais individualizada é a consultoria gratuita, realizada exclusivamente por telefone ou videoconferência enquanto durar a pandemia.

Para marcar um atendimento, deve-se ligar no 0800-570-0800, informar dia e horário de interesse (de segunda a sexta, no período comercial), além do tema em questão. Estão disponíveis especialistas em gestão, finanças, crédito, vendas, comércio exterior, marketing e aspectos jurídicos. Se preferir, entre no site e faça o seu agendamento via chat ou email.

Também no site, há uma nova página com aquilo que o Sebrae está chamando de kit de enfrentamento: formas de diagnosticar as atuais condições financeiras do negócio e identificar os socorros de que ele necessita, como linhas de crédito e adoção de medidas governamentais.

É possível obter mais orientações para encarar a crise acompanhando as lives diárias, às 17 h, com o tema ‘Seu negócio em tempos de coronavírus’. Quem assiste às transmissões ao vivo (pelo Facebook ou pelo Instagram) pode participar enviando perguntas via chat. A programação semanal é divulgada nesses mesmos canais, que contemplam, ainda, outras lives promovidas pelas unidades do Sebrae em todo o país.

Se a ideia for a capacitação por meio de cursos online, há mais de cem opções, todas sem custo nenhum, pedindo apenas o cadastro de login e senha. Mas deve-se concluir um programa antes de partir para o próximo.

Para ver todos os vídeos gravados, com aulas, entrevistas, histórias de empreendedores e muitas dicas, o melhor é ir direto ao canal do YouTube.

Quem já é MEI (microempreendedor individual) pode se aprimorar com o Empreenda Rápido MEI. Ao final dos cinco módulos do programa, o aluno terá aprendido a reconhecer seus pontos fracos e fortes, a formar preços, a controlar o fluxo de caixa, a fazer uso do marketing digital e a atender melhor. O curso precisa ser concluído em até 20 dias após a inscrição.

O braço paulista do Sebrae iniciou nesta semana uma Rodada de Negócios Virtual que se estenderá até 14 de julho. São quatro sessões online multissetoriais com grandes compradores e outras oito divididas entre negócios do segmento de alimentos e bebidas e negócios de saúde.

Para consultar outras informações e fazer uma pré-inscrição, o empreendedor deve ligar no 0800-570-0800. O Sebrae-SP selecionará até 200 empresas para participar das rodadas, que são gratuitas.

StartSe

A startup de educação executiva oferece o Re.StartSe, um programa gratuito de capacitação para reduzir os impactos da crise sobre os pequenos negócios. Para se inscrever, clique aqui. São 40 aulas ao vivo online, divididas em duas frentes: uma para empresas e empreendedores e outra com foco em profissionais. Cada aula, com uma hora de duração, fica disponível durante 24 horas, até que a próxima comece.

O envio de links para as transmissões é feito pelo Telegram, então é preciso criar um perfil nesse aplicativo de mensagens. Pelo smartphone, basta procurá-lo na loja de aplicativos. Mas o usuário também pode, do computador, acessar o Telegram pela web e criar seu login.

No site da StartSe, existe uma aba exclusiva para conteúdos gratuitos, como e-books, webinars, vídeos e podcasts com acesso.

Tamo Junto

Até 30 de junho, quem faz o curso online ‘Adaptando seu Negócio à Crise’ pode agendar mentorias gratuitas de 30 minutos. Elas são dadas por profissionais da iZettle, fintech sueca de meios de pagamento que apoia a plataforma Tamo Junto, lançada pela ONG Aliança Empreendedora.

Com foco no desenvolvimento de microempreendedores, esse treinamento é composto de 10 videoaulas e questionários para teste de aprendizado. Depois realizar sua inscrição, o aluno entra no site usando uma senha e, então, acessa o conteúdo.

A plataforma conta com uma série de videoaulas, que podem ser vistas após um cadastro curto e o registro de login e senha. Entre outros assuntos, há conteúdos sobre linhas de crédito, boas práticas para bares e restaurantes e até uma série específica com orientações para vender pelo Mercado Livre.

No canal do YouTube, lives diárias, às 10h30, abordam novos temas e permitem esclarecer dúvidas por meio de chat. Todo o material gravado pode ser visto depois.

Visa

Quem perdeu a transmissão ao vivo ou quer ver de novo a série de webinars Varejo Talks pode acessá-la por aqui. Segurança digital, fidelização, e-commerce e experiência do usuário foram tema de debates entre especialistas convidados pela companhia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.