Empresários de sucesso indicam livros de cabeceira

Líderes de companhias inovadoras recomendam as leituras que mais os influenciaram na sua trajetória profissional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Veja livros que foram decisivos na vida profissional de líderes a frente de grandes empresas e iniciativas.

Miguel Krigsner, 70, fundador de O Boticário

21 Lições para o Século 21 (Yuval Noah Harari, Companhia das Letras, R$ 59,90, 432 págs.)

"O autor recupera eventos ao longo da história com uma boa reflexão sobre como é preciso compreender o mundo atual e também pensar no futuro para resolver os problemas do nosso consumidor."

Primavera Silenciosa (Rachel Carson, editora Global, R$ 49, 328 págs.)

"Essa leitura impactou por definitivo a minha visão sobre a importância da sustentabilidade e o nosso papel para garantir a conservação do ambiente. Foi durante a leitura que nasceu a inspiração para a criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, 30 anos atrás. O conteúdo sobre o impacto que causamos na natureza proporciona uma meditação profunda sobre o nosso relacionamento com os recursos naturais. Mesmo escrita em 1962, a obra é muito atual, porque nunca se falou tanto na importância da sustentabilidade."

Cristina Junqueira, 36, cofundadora do Nubank

Onde os Sonhos Acontecem: Meus 15 anos como CEO da The Walt Disney Company (Robert Iger, Intrínseca, R$ 39,90, 240 págs.)

"Eu sou uma grande fã da Disney e me inspirei muito nos valores dessa empresa enquanto construímos a cultura do Nubank. Este livro traz várias lições que o Bob Iger aprendeu durante o período em que ele foi o diretor-executivo da companhia. Ler as memórias dele é uma oportunidade única para conhecer um pouco sobre os bastidores da Disney e se inspirar."

O Momento de Voar: Como o Empoderamento Feminino Muda o Mundo (Melinda Gates, Sextante, R$ 39,90, 240 págs.)

"O livro da Melinda Gates me marcou ao trazer exemplos reais do impacto positivo do empoderamento feminino para a vida das mulheres e também para a economia e para sociedade como um todo."

Diego Barreto, 38, diretor-financeiro do iFood

Princípios (Ray Dalfo, Intrínseca, R$ 89,90, 592 págs.)

"A obra mostra a importância da transparência e da meritocracia na nova economia. Esses dois atributos não eram parte da nossa história, não é possível ter sucesso no empreendedorismo sem isso."

A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção (Reed Hastings e Erin Meyer, Intrínseca, R$ 39,90, 352 págs.)

"Escrito pelo cofundador e diretor-executivo da Netflix e um especialista em negócios, o livro mostra a importância de uma cultura empresarial que traga pessoas com ótimo comportamento e índole, eliminando a necessidade de controles exagerados, como se vê na velha economia ."

André Barrence, 36, diretor do Google for Startups

Radical Candor (Kim Scott, St Martin's Press, R$ 56,75, 404 págs.)

"Traz uma discussão fundamental e um modelo bastante aplicável para líderes que estejam escalando seus negócios e aumentando seus times. Foi um livro muito importante no meu desenvolvimento tanto como empreendedor quanto como executivo. É um modelo que aborda ingredientes fundamentais para se criar uma cultura de feedbacks com transparência e confiança e, ao mesmo tempo, fortalecer um ambiente de segurança psicológica que favoreça a inovação e a performance."

Essencialismo: A Disciplinada Busca por Menos (Greg Mckeow, Sextante, R$ 44,90, 272 págs.)

"Um dos principais desafios de qualquer fundador é manter foco e prioridade, seja na sua startup, seja na vida fora do trabalho. A obra me impactou muito, porque traz uma provocação interessante sobre como ser mais efetivo fazendo o que de fato é essencial."

Adriana Barbosa, 43, criadora da Feira Preta

Sprint: O Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias (Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz, Intrínseca, R$ 44,90, 320 págs.)

"Gosto desse livro porque me ajudou a desenvolver um método ágil para apoiar o desenvolvimento de novos produtos e estratégias para os negócios. Em 2018, criamos uma metodologia para o programa educacional da Feira Preta que se chama Afrolab, desenvolvido em cocriação com o British Council e uma universidade do Reino Unido, e usamos o 'Sprint' como base metodológica."

Whiplash (Joi Ito e Jeff Howe, Grand Central Publishing, R$ 104,93, na Amazon, 320 págs.)

"Gosto do livro por causa da inovação. Estamos criando novas possibilidades, o que importa não é mais o produto, mas sim o designer, a possibilidade de viver a experiência da criação e do protótipo".

Eduardo Pirré, 31, fundador da rede Maria Brasileira

Jack Definitivo: Segredos do Executivo do Século (Jack Welch, Elsevier, a partir de R$ 6,50, 519 págs.)

"O livro tem um simbolismo muito grande, porque o ganhei do meu pai quando eu tinha 16 anos e me marcou muito ver a forma como Jack Welch sempre reforçou a importância do líder trabalhar pelo crescimento das pessoas ao seu lado e estar sempre muito próximo delas. Trouxe essas lições para a minha carreira e vida empreendedora."

A Hora da Verdade (Ian Carlzon, Sextante, R$ 36,90, 144 págs.)

"A obra não é recente, porém seu conteúdo ultrapassa a barreira do tempo. A forma aplicada pelo autor, Jan Carlzon, no empoderamento de suas equipes na linha de frente com o objetivo de oferecer uma experiência única ao cliente é uma lição para todas as empresas, de qualquer segmento. O livro ressalta que ninguém conhece melhor o negócio que o time de frente e, por isso, devemos confiar e dar liberdade para eles na relação com o cliente."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.