Empresários de sucesso indicam livros de cabeceira

Líderes de companhias inovadoras recomendam as leituras que mais os influenciaram na sua trajetória profissional

Iara Biderman
São Paulo

Veja livros que foram decisivos na vida profissional de líderes a frente de grandes empresas e iniciativas.

Miguel Krigsner, 70, fundador de O Boticário

21 Lições para o Século 21 (Yuval Noah Harari, Companhia das Letras, R$ 59,90, 432 págs.)

"O autor recupera eventos ao longo da história com uma boa reflexão sobre como é preciso compreender o mundo atual e também pensar no futuro para resolver os problemas do nosso consumidor."

Primavera Silenciosa (Rachel Carson, editora Global, R$ 49, 328 págs.)

"Essa leitura impactou por definitivo a minha visão sobre a importância da sustentabilidade e o nosso papel para garantir a conservação do ambiente. Foi durante a leitura que nasceu a inspiração para a criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, 30 anos atrás. O conteúdo sobre o impacto que causamos na natureza proporciona uma meditação profunda sobre o nosso relacionamento com os recursos naturais. Mesmo escrita em 1962, a obra é muito atual, porque nunca se falou tanto na importância da sustentabilidade."

Cristina Junqueira, 36, cofundadora do Nubank

Onde os Sonhos Acontecem: Meus 15 anos como CEO da The Walt Disney Company (Robert Iger, Intrínseca, R$ 39,90, 240 págs.)

"Eu sou uma grande fã da Disney e me inspirei muito nos valores dessa empresa enquanto construímos a cultura do Nubank. Este livro traz várias lições que o Bob Iger aprendeu durante o período em que ele foi o diretor-executivo da companhia. Ler as memórias dele é uma oportunidade única para conhecer um pouco sobre os bastidores da Disney e se inspirar."

O Momento de Voar: Como o Empoderamento Feminino Muda o Mundo (Melinda Gates, Sextante, R$ 39,90, 240 págs.)

"O livro da Melinda Gates me marcou ao trazer exemplos reais do impacto positivo do empoderamento feminino para a vida das mulheres e também para a economia e para sociedade como um todo."

Diego Barreto, 38, diretor-financeiro do iFood

Princípios (Ray Dalfo, Intrínseca, R$ 89,90, 592 págs.)

"A obra mostra a importância da transparência e da meritocracia na nova economia. Esses dois atributos não eram parte da nossa história, não é possível ter sucesso no empreendedorismo sem isso."

A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção (Reed Hastings e Erin Meyer, Intrínseca, R$ 39,90, 352 págs.)

"Escrito pelo cofundador e diretor-executivo da Netflix e um especialista em negócios, o livro mostra a importância de uma cultura empresarial que traga pessoas com ótimo comportamento e índole, eliminando a necessidade de controles exagerados, como se vê na velha economia ."

André Barrence, 36, diretor do Google for Startups

Radical Candor (Kim Scott, St Martin's Press, R$ 56,75, 404 págs.)

"Traz uma discussão fundamental e um modelo bastante aplicável para líderes que estejam escalando seus negócios e aumentando seus times. Foi um livro muito importante no meu desenvolvimento tanto como empreendedor quanto como executivo. É um modelo que aborda ingredientes fundamentais para se criar uma cultura de feedbacks com transparência e confiança e, ao mesmo tempo, fortalecer um ambiente de segurança psicológica que favoreça a inovação e a performance."

Essencialismo: A Disciplinada Busca por Menos (Greg Mckeow, Sextante, R$ 44,90, 272 págs.)

"Um dos principais desafios de qualquer fundador é manter foco e prioridade, seja na sua startup, seja na vida fora do trabalho. A obra me impactou muito, porque traz uma provocação interessante sobre como ser mais efetivo fazendo o que de fato é essencial."

Adriana Barbosa, 43, criadora da Feira Preta

Sprint: O Método Usado no Google para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias (Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz, Intrínseca, R$ 44,90, 320 págs.)

"Gosto desse livro porque me ajudou a desenvolver um método ágil para apoiar o desenvolvimento de novos produtos e estratégias para os negócios. Em 2018, criamos uma metodologia para o programa educacional da Feira Preta que se chama Afrolab, desenvolvido em cocriação com o British Council e uma universidade do Reino Unido, e usamos o 'Sprint' como base metodológica."

Whiplash (Joi Ito e Jeff Howe, Grand Central Publishing, R$ 104,93, na Amazon, 320 págs.)

"Gosto do livro por causa da inovação. Estamos criando novas possibilidades, o que importa não é mais o produto, mas sim o designer, a possibilidade de viver a experiência da criação e do protótipo".

Eduardo Pirré, 31, fundador da rede Maria Brasileira

Jack Definitivo: Segredos do Executivo do Século (Jack Welch, Elsevier, a partir de R$ 6,50, 519 págs.)

"O livro tem um simbolismo muito grande, porque o ganhei do meu pai quando eu tinha 16 anos e me marcou muito ver a forma como Jack Welch sempre reforçou a importância do líder trabalhar pelo crescimento das pessoas ao seu lado e estar sempre muito próximo delas. Trouxe essas lições para a minha carreira e vida empreendedora."

A Hora da Verdade (Ian Carlzon, Sextante, R$ 36,90, 144 págs.)

"A obra não é recente, porém seu conteúdo ultrapassa a barreira do tempo. A forma aplicada pelo autor, Jan Carlzon, no empoderamento de suas equipes na linha de frente com o objetivo de oferecer uma experiência única ao cliente é uma lição para todas as empresas, de qualquer segmento. O livro ressalta que ninguém conhece melhor o negócio que o time de frente e, por isso, devemos confiar e dar liberdade para eles na relação com o cliente."

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.