Descrição de chapéu Negócios Plurais

Camaronês que não sabia cozinhar faz sucesso com restaurante em São Paulo

Segundo episódio da série Negócios Plurais conta a história do chef Sam e de seu trabalho para valorizar a gastronomia do seu país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nascido em Camarões, o engenheiro eletrônico Rafferty Kamga, 50, veio pela primeira vez ao Brasil para conhecer o Carnaval e, em 2009, decidiu morar aqui, ao encontrar sua esposa.

Depois de não ter sucesso com uma loja na rua Santa Efigênia, de comércio de artigos eletrônicos em São Paulo, ele resolveu abrir um restaurante, mas não sabia cozinhar. "Aprendi com a minha família. Ligava para eles para perguntar como montar um prato", conta.

Desde 2016, chef Sam, como é conhecido, comanda o restaurante Mama África, no Tatuapé, bairro da zona leste da capital paulista. "A gastronomia, para mim, é uma forma de apresentar minha cultura ao mundo", diz.

Chef Sam, dono do Mama África Buffet La Bonne Bouffe, natural do Camarões - Gabriel Cabral/Folhapress

A história do chef Sam é tema do segundo episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram.

Às quartas, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões de país.

Assista ao depoimento:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.