Descrição de chapéu Negócios Plurais

Homem trans cria empresa de manutenção e contrata profissionais LGBTQIA+

Quarto episódio da série Negócios Plurais conta a história do empreendedor André Vitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empreendedor André Vitor, 32, teve a ideia de começar a prestar serviços de reparos residenciais quando viu um pedido, em um grupo no Facebook, de uma pessoa que precisava de ajuda com a restauração de uma mesa. Foi seu primeiro trabalho, pelo qual cobrou um valor simbólico.

Homem trans, hoje ele é dono da Rainbow, empresa de manutenção de São Paulo, que tem em sua equipe profissionais LGBTQIA+.

A história de André é tema do quarto episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões de país.

Uma mão segura um celular com a imagem de André
O empreendedor André Vitor, dono da Rainbow Manutenção - Gabriel Cabral/Folhapress

André aprendeu na prática a fazer reparos quando foi morar sozinho, aos 23 anos, munido de uma caixa de ferramentas simples e instruído apenas por tutoriais no YouTube. "Por conta da minha socialização feminina, ninguém me ensinou nem a trocar um chuveiro", conta.

Aos 13 anos, ele já não se sentia parte dos padrões da heteronormatividade —comportamentos esperados de cada gênero dentro da lógica heterossexual.

A aceitação demorou mais tempo. "Minha família é muito religiosa e eu tinha uma ligação forte com a igreja", diz. Ele se descobriu transexual em 2007, quando ingressou na faculdade —cursou letras na USP (Universidade de São Paulo).

Depois do primeiro reparo, em 2015, André criou uma empresa de manutenção, a Maridas de Aluguel. O negócio durou apenas dois meses por dois motivos: primeiro, porque ele não deu conta de realizar tantos serviços e, segundo, porque já estava começando a fazer a transição para o gênero masculino.

Em 2019, ele tentou abrir um novo empreendimento, com uma equipe de cerca de 20 pessoas. "Eu tinha experiência em executar o serviço, mas não de gerenciar o negócio. Então encerrei o projeto."

Neste ano, ele decidiu empreender mais uma vez com a Rainbow Manutenção, em referência ao arco-íris da bandeira LGBTQIA+, e finalmente alcançou o sucesso.

Assista ao depoimento:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.