Descrição de chapéu Negócios Plurais

'Sempre tive que me reinventar rapidamente', diz colombiana que criou marca de joias

Quinto episódio da série Negócios Plurais conta a história da empreendedora Diana Córdoba

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São Paulo

A colombiana Diana Córdoba, 28, se aventura pela criação de produtos manuais desde criança, quando produzia colares para vender às amigas da mãe —uma trajetória que continuou com a descoberta da pintura ao decorar o quarto da filha e das incursões pela cerâmica e joalheria.

Essas transformações e a mudança para o Brasil contribuíram para a empreendedora criar a marca de joalheria autoral Diana Córdoba Design, que procura expressar valores como a diversidade e a visão de uma beleza real para mulheres.

A colombiana Diana Córdoba, que criou uma marca de joalheria autoral que leva seu nome
A colombiana Diana Córdoba, que criou uma marca de joalheria autoral que leva seu nome - Gabriel Cabral/Folhapress

A história de Diana é tema do quinto episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país.

Diana conheceu o companheiro em uma feira em Bogotá, capital da Colômbia, e começou a namorar à distância até decidir se mudar para o Brasil.

Como sempre foi independente financeiramente, começou a produzir mandalas em pedras e em colares com a técnica de pontilhismo, que faz união de vários pontos para formar desenhos.

Diana se interessou também pela aromaterapia (tratamento baseado em óleos concentrados extraídos de folhas, raízes e sementes), pela cerâmica e, por fim, decidiu se reinventar com a joalheria.

Unindo as habilidades que já conhecia, a empresária desenvolveu um colar difusor (recipiente usado para colocar óleos essenciais) que ganhou o nome de Cuidado e deu grande visibilidade à marca.

Pouco depois de decidir alugar um espaço para abrigar sua loja e ateliê, Diana se deparou com a chegada da pandemia. Para conseguir pagar o aluguel, intensificou a divulgação online para que clientes se sentissem mais perto de seu negócio —o que fez os consumidores indicarem e compartilharem informações sobre seus produtos.

A história da marca e minha está marcada com resiliência. Porque eu sempre tive que estar me reinventando rapidamente. Não tive tempo para ficar pensando: ‘Ai, agora o que eu faço?’ Construir uma marca é uma caminhada e a gente precisa desfrutar, por mais difícil que seja

Diana Córdoba

Empreendedora

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