Descrição de chapéu Negócios Plurais instagram

Casal venezuelano decide ficar no Brasil e abre restaurante em Belém

Décimo episódio da série Negócios Plurais conta a história de Gabier, ex-diplomata, e Alba; veja vídeo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empreendedorismo foi a saída para que o casal de venezuelanos Alba Salcedo, 33, e Gabier Rangel, 36, pudesse permanecer em Belém (PA), depois que chegou ao fim o período de serviço de Gabier como diplomata no Brasil, em 2018.

Na época, Gabier e Alba decidiram não retornar à Venezuela por causa da situação política e econômica do país —em 2018, a inflação era de 1.300.000%.

Casal é visto em foto em tela de telefone com fundo âmbar
Os venezuelanos Gabier Rangel e Alba Salcedo, criadores da Siguaraya, casa de gastronomia e música latina em Belém (PA) - Gabriel Cabral/Folhapress

“A intenção era, originalmente, voltar para a Venezuela. No meu caso, era para ser professor universitário e no caso dela [Alba], continuar a carreira como jornalista. Aí, na hora de voltar a crise estava piorando. Pensamos que voltar não era tão bom, principalmente para o nosso filho”, diz Gabier. ​

A história é tema do décimo episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país.

Sem conseguir encontrar oportunidades de emprego em Belém, Gabier e Alba decidiram investir em uma hamburgueria que começou na cozinha de casa e funcionava apenas por delivery. A ideia deu certo e, quando os clientes começaram a perguntar se a marca, chamada Nagoa, tinha um ponto físico, o casal resolveu alugar um espaço.

A mudança veio junto com uma transformação de proposta: o casal decidiu deixar a ideia da hamburgueria para investir em um casa especializada em comida e música latina.

O projeto, chamado Siguaraya, tem no cardápio itens como arepas (tipo de pão consumido em países latinos, feito com farinha de milho), que são servidos ao som de bachata e merengue —estilos de músicas e danças com origem na República Dominicana.

“Quando um paraense ou brasileiro chega ao Siguaraya e escuta a música, ele começa a se mexer. Está no sangue da pessoa. Foi bonito a gente ver essa conexão”, diz Gabier.

O empreendedor explica que o negócio começou com um menu moderado, que foi incorporando pratos menos conhecidos da cozinha venezuelana —como a fosforera, uma sopa— e receitas de outros países latinos, como a la birria, de origem mexicana.

Nesse processo, Gabier conta que as redes sociais foram aliadas porque, com ajuda de imagens e descrições, os clientes conseguiam entender melhor e se familiarizar com a cozinha.

A gente sabia que a gastronomia paraense é muito forte. Então, não era fácil chegar em um lugar que já tinha comidas típicas bem marcantes. Eu sinto que essa confiança foi mudando

Gabier Rangel

empreendedor

Assista ao depoimento:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.