Descrição de chapéu Negócios Plurais instagram

Empreendedor supera depressão e cria marca de moda sustentável

Novo episódio da série Negócios Plurais conta a história de Tiago Salvador; veja vídeo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empreendedorismo ajudou o artesão Tiago Salvador, 29, criador da marca de moda Timóteo, a contornar sintomas de ansiedade e superar um princípio de depressão.

Quando começou a trabalhar com roupas, Tiago conta que estava abalado psicologicamente porque não havia assumido ainda que era gay. “Aquilo [o trabalho] foi meu modo de espairecer um pouco a mente”, diz.

O recifense Tiago Salvador, 29, fundador da marca de moda Timóteo
O recifense Tiago Salvador, 29, fundador da marca de moda Timóteo - Gabriel Cabral/Folhapress

A história é tema do décimo primeiro episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país.

Recifense, Tiago Salvador cresceu em Vitória de Santo Antão e Gravatá, no interior de Pernambuco. Seu pai trabalhava reformando estofados, e o empreendedor começou a costurar como forma de passatempo. "Nessa época não tinha muita coisa para se fazer como na capital".

Mais tarde, de volta a Recife e já trabalhando em uma loja colaborativa, tudo que produzia vendia rapidamente, o que o incentivou. Foi aí que decidiu estudar sobre moda e sustentabilidade.

A Timóteo trabalha com peças que têm várias modelagens e servem diversos biótipos. “Todas elas com matéria-prima natural cortada dentro do padrão do zero waste [zero desperdício]”, conta.

O maior desafio, segundo ele, é que, antes de considerarem o preço, os consumidores entendam o trabalho por trás do produto final.

Tiago conta que criou um manifesto, publicado no perfil da marca no Instagram, com propostas para produção, execução, compra e venda de produtos. A ideia, segundo ele, é mostrar que a Timóteo trabalha de forma equitativa e sem exploração.

Na página da rede social, Tiago contrasta as peças de roupa com materiais de construção, paredes sem acabamento e blocos de tijolos ao fundo.

Eu gosto de contrastar com coisa tida como esteticamente feia quando na verdade faz parte da visão que a gente tem no dia a dia. A gente sai na rua e vê uma parede pichada ou sem reboco.

Tiago Salvador

empreendedor

Assista ao depoimento:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.