Descrição de chapéu Negócios Plurais

Após sofrer preconceito em salão, casal cria 'Barbiearia' para clientes LGBTQIA+

Novo episódio da série Negócios Plurais conta a história de Diógenes Machado e Felipe Alves; veja vídeo

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São Paulo

Felipe Alves, 27, se sentia incomodado toda vez que precisava sair de casa para fazer a barba. Em julho do ano passado, o desconforto acabou se tornando uma oportunidade de negócio. Ele e o noivo Diógenes Machado, 27, decidiram apostar em uma barbearia voltada para a comunidade LGBTQIA+.

A Barbiearia (@barbiearia_jlle) foi criada na cidade de Joinville (SC) com soluções pensadas para um público que hoje ainda tem grande carência de serviços personalizados, afirma Diógenes.

A história é tema do décimo terceiro episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país.

Os empreendedores Felipe Alves e Diógenes Machado, fundadores da Barbieria
Os empreendedores Felipe Alves e Diógenes Machado, fundadores da Barbieria - Gabriel Cabral/Folhapress

A ideia do projeto começou quando Felipe parou de se montar como drag queen e optou por usar barba. “Quando o barbeiro percebe que você é gay, fica aquele pânico, aquela coisa paralisada, aquele medo de existir ao seu lado”, diz.

Diógenes e Felipe se conheceram em setembro de 2019. Pouco tempo depois, a Barbiearia já estava sendo construída. O nome do negócio é uma referência bem-humorada à boneca Barbie, usado pejorativamente contra homossexuais.

“Na escola, apelidos como Barbie, boneca e coisas assim sempre foram muito comuns. Por que não pegar algo que nos machucou a vida inteira e usar a nosso favor?”, diz Felipe.

Eles contam que enfrentaram muitas dificuldades durante a infância e adolescência por causa da sua orientação sexual.

“Eu me culpei por 17 anos. Tentei mudar todos os dias da minha vida. Eu ia para a igreja e chorava ajoelhado porque não queria ir para o inferno, porque não queria ser uma vergonha para a minha família”, desabafa Felipe.

A Barbiearia expandiu e, em março de 2021, se mudou para um espaço maior no centro de Joinville. No novo ambiente, todos os lugares foram pensados para serem instagramáveis. O fluxo de clientes aumenta quando fotos feitas no local viralizam nas redes sociais, diz Diógenes.

O empreendimento também ampliou o leque de serviços oferecidos. No segundo andar, eles construíram um bar porque também há carência desse tipo de estabelecimento na cidade para o público LGBTQIA+, afirma Felipe.

Além de fazer a barba, o cabelo e a sobrancelha, a Barbiearia também oferece o "pacote drag", que transforma os clientes em drag queens. O salão também acolhe outros micro empreendedores LGBTQIA+ disponibilizando espaço para pequenas exposições e feiras.

Aqui em Joinville a gente quer fazer a diferença abrindo uma barbearia que foge dos padrões tradicionais. É um negócio que tem um propósito de motivar e ajudar pessoas a pensarem em soluções para um público que hoje tem uma grande carência

Diógenes Machado

empreendedor

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