A vida de Ricardo Shimosakai, 53, mudou completamente em 2001, quando ele levou um tiro durante um sequestro relâmpago e perdeu o movimento das pernas.
"Depois que eu fiquei de cadeira de rodas e tive essa aceitação, eu quis resgatar as coisas boas da minha vida, aquilo que me dava alegria, prazer. Uma das coisas era passear e viajar", diz Ricardo.
Ele, então, percebeu que muitas pessoas com deficiência também tinham a mesma vontade de viajar e não sabiam como fazê-lo. Por isso, em 2004, criou o site Turismo Adaptado.
Ricardo foi pioneiro ao empreender no ramo. "[Naquela época], a questão do turismo acessível era praticamente inexistente no Brasil", afirma.
A história é tema do décimo segundo episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país.
Em 2020, o empresário decidiu ampliar seu leque de atuação para além do turismo. Então, a empresa passou a levar o seu nome ele começou a atuar como consultor de acessibilidade e inclusão em várias esferas.
As pessoas são diferentes. A gente só precisa ter um mundo mais justo dentro dessas diferenças, para que cada um possa ter a sua oportunidade
Assista ao depoimento:
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.