Descrição de chapéu Negócios Plurais

Influenciadora do interior do Ceará cria loja para vender peças de artesãs locais

Novo episódio da série Negócios Plurais conta a história de Natália Costa; veja vídeo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Nascida em Cabreiro, no interior do Ceará, Natália Costa, 26, teve que lidar com o preconceito desde muito cedo. Aos três anos, ela recebeu o diagnóstico de escoliose, quando há uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco.

"Passei por momentos de ouvir o que as pessoas falavam e de não me ouvir, não acreditar em mim mesma", afirma. "Eu acabava pensando que a minha vida seria só ali, numa bolha, no interior. Quando eu entendi que não era assim, eu me libertei disso."

Natália, então, resolver postar fotos suas nas redes sociais e interagir com outras pessoas pela internet. Assim, tornou-se uma influenciadora digital —hoje com mais de 44 mil seguidores no Instagram.

Uma mão segura um celular com a foto de Natália, que é uma mulher branca de cabelos castanhos e compridos
A empreendedora e influenciadora digital Natália Costa, dona da Naty Art Atacado - Gabriel Cabral/Folhapress

Em 2018, ela juntou sua expertise no mundo digital com seu gosto por vendas e criou a página Naty Art Atacado (@natyartatacado), para comercializar peças de artesãs locais.​

A história é tema do vigésimo segundo episódio da série Negócios Plurais, sobre empreendedorismo e diversidade, realizada pela Folha em parceria com o Instagram. Toda semana, o jornal publica em seu perfil na rede social relatos em vídeo de empreendedores de todas as regiões do país.

Hoje, a equipe de Natália já conta com mais de 20 mulheres. "Tudo é uma questão de trabalho em conjunto, eu e as artesãs. Eu faço o meu trabalho, que é pesquisar clientes e conseguir vendas, para, assim, elas terem a renda delas."

No início da pandemia, a empreendedora ficou com medo de que as vendas diminuíssem, mas foi justamente durante este período que o negócio mais cresceu e encontrou novos clientes.

Apesar do sucesso, Natália afirma que ainda precisa lutar para ser reconhecida como empresária.

As pessoas, quando sabem que por trás [do negócio] tem uma mulher com deficiência, meio que têm um preconceito. [Elas pensam:] Será que ela vai dar conta disso? ​Será que ela tem essa responsabilidade? Sinto muito preconceito

Natália Costa

empresária e influenciadora digital

Assista ao vídeo:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.