Veja quais áreas mais promissoras para investir em franquias em 2022

Crescimento do franchising neste ano superou as expectativas do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A recuperação das franquias superou as expectativas do setor. "No terceiro trimestre de 2021, voltamos ao patamar de 2019. Esperávamos crescer 8% no acumulado do ano, mas tudo indica que chegaremos aos 9%", afirma André Friedheim, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Com base no desempenho das franquias neste ano e na capacidade de adaptação de alguns segmentos às demandas geradas pela pandemia, Friedheim diz ser possível fazer algumas apostas para 2022.

Imagem tem um fundo rosa no qual estão espalhados blocos em um tom mais claro de rosa, com um desenho de casa em cada um deles. Eles estão conectados por uma linha branca. Há um único bloco azul, que está sendo segurado com os dedos indicador e polegar por uma pessoa
oatawa/Adobe Stock

O ramo de turismo e hotelaria ocupa o topo da lista. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, realizada pela ABF, o crescimento do setor no terceiro trimestre foi de 53,1%, impulsionado pela demanda reprimida. "Principalmente o turismo local voltou com força, o que deve estimular as franquias de agências, empresas de locação de veículos e redes hoteleiras", diz ele.

Outra área que se destacou na pandemia e promete se manter em alta é a de educação, com destaque para redes que se adaptaram bem ao formato híbrido. Entram nessa categoria os cursos de idiomas, os preparatórios para concursos públicos e os de especialização, como o profissionalizante de designer de games.

"As pessoas aprenderam na pandemia que os cursos online representam uma oportunidade de maior qualificação. Acabou o preconceito em relação ao ensino a distância", afirma o presidente da ABF.

No setor de alimentação, algumas mudanças impostas pela pandemia devem permanecer, como o incremento do delivery e a proliferação de dark kitchens, que ajudaram a enxugar custos e simplificar operações. Essa é a opinião de Leonardo Lara, diretor comercial da consultoria Conexão Franquias. "Já vemos até cozinhas compartilhadas", diz.

Os quase dois anos de crise sanitária também impulsionaram o surgimento de novos modelos de franquias, que têm tudo para continuar em alta. Ganharam força as lojas físicas mais compactas, idealizadas para cidades menores, e os pontos alternativos —caso dos quiosques implantados em supermercados e home centers e das unidades formatadas para condomínios residenciais, como minimercados e lavanderias.

Microfranquias, que tiveram o teto de investimento revisto em 2021 com base nos critérios do Banco Mundial —agora, entram nessa categoria as redes com preço até R$ 105 mil—, vão continuar alavancando o franchising brasileiro, de acordo com as projeções da ABF.

Dentro desse grupo, mantêm destaque o formato homebased, que dispensa a necessidade de ponto fixo, e as franquias do segmento de serviços, sobretudo as especializadas em cuidados de idosos, venda e instalação de equipamentos de energia solar e limpeza.

Para Leonardo Lara, as franquias de baixo investimento inicial são uma oportunidade para um público que entrou com vontade no franchising em 2021: os jovens. "Eles representavam 10% da nossa clientela e, hoje, são 20%, já que muitos empreenderam por necessidade em função do desemprego", afirma.

Mas, segundo o especialista, é preciso ter cuidado ao investir, porque a popularização das microfranquias levou ao surgimento de muitas redes não associadas à ABF, que prometem lucros incompatíveis com o investimento inicial. "Antes de assinar contrato, converse com outros franqueados, pergunte se o suporte do franqueador é eficiente e se as projeções financeiras estão sendo atendidas."

5 microfranquias de setores que estarão em alta em 2022

Clube Turismo (franquiaclubeturismo.com.br)
Segmento Agência de turismo
Unidades 532
Investimento A partir de R$ 5.900
Retorno De 4 a 24 meses

The Kids Club – Inglês Só para Crianças (thekidsclub.com.br)
Segmento Curso de idiomas
Unidades 53
Investimento A partir de R$ 23,5 mil
Retorno De 12 a 36 meses

Cuidare (cuidarebr.com.br)
Segmento Cuidadores de pessoas
Unidades 69
Investimento A partir de R$ 26 mil
Retorno De 8 a 24 meses

Maria Brasileira (mariabrasileira.com.br)
Segmento Limpeza doméstica e corporativa
Unidades 356
Investimento A partir de R$ 36,5 mil
Retorno De 12 a 15 meses ​

Graviola
​Segmento Restaurante de comida saudável
Unidades 7
Investimento A partir de R$ 85 mil
Retorno De 16 a 24 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.