Conheça tendências gastronômicas que podem virar negócio em 2022

Reforçados pela pandemia, hábitos de alimentação saudável estão entre apostas de especialistas

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São Paulo

A cada virada de ano, consultorias e veículos especializados enumeram apostas sobre o que deve fazer sucesso no setor de alimentação. Um olhar atento a esses levantamentos revela movimentos de mercado com potencial para inspirar novos negócios ou mudar empresas.

Para Rosa Moraes, embaixadora de hospitalidade e gastronomia da Ânima Educação, a saudabilidade e o aspecto artesanal da produção de comida permeiam diferentes tendências de negócios atuais. Isso pode ser explicado porque, durante a pandemia, o segmento de saúde e bem-estar ganhou mais atenção de consumidores, afirma Mayra Viana, analista de competitividade do Sebrae.

Carolina Daffara


Entre as possibilidades de negócios, diz, podem estar tanto empresas que produzem shots voltados à imunidade quanto startups como a Liv Up, que vende refeições ultracongeladas, de consumo imediato e alimentos frescos --e recebeu um aporte de R$ 230 milhões no ano passado.

"Além disso, saúde é sempre um tema que desperta atenção do consumidor no começo do ano. Então, temos uma boa oportunidade para empresas olharem neste momento", acrescenta a especialista.

Porém, além de pesquisar o que está em alta no momento, o empreendedor deve buscar investir em um ramo que desperte seu interesse de forma genuína, diz Betty Kövesi, dona da Escola Wilma Kövesi de Cozinha, em São Paulo. "Mais do que se identificar com um assunto, o ideal é que ele tenha alguma vivência dentro dele."

Conheça abaixo seis tendências gastronômicas que podem virar negócio em 2022.

Refeições saudáveis entregues em casa
Dentro e fora do país, dark kitchens (restaurantes voltados a delivery) com a temática saudável têm expandido em número de negócios e oferta de produtos, diz Rosa Moraes, da Ânima Educação. Entre os exemplos estão marcas como Olga Ri, que ajudaram a reverter a imagem de que saladas são pratos sem graça. Há outros representantes, como o Salu, com wraps, bowls e saladas no menu, que funciona também com planos de assinatura

Conexão tecnológica entre produtores e consumidores
Na pandemia, clientes e agricultores ganharam mais proximidade com a ajuda de aplicativos e ecommerces que entregam em casa frutas, legumes e verduras.Um exemplo é a startup Raízs, que tem entre os serviços cestas de orgânicos provenientes de agricultura familiar. No ano passado, a empresa expandiu a atuação para cidades como Campinas, e, neste ano, pretende levar a operação ao Rio e a Curitiba

Bebidas com benefícios de saúde e energia
Boa oportunidade não somente no verão, bebidas refrescantes, feitas com ingredientes naturais, que evitam altas quantidades de açúcar, conservantes e corantes, também são uma tendência que se cristalizou nos últimos anos e deve continuar em alta. Exemplos são kombuchas, resultado de um processo de fermentação, e produtos como o Baermate, que leva erva-mate e é adoçado com suco de maçã

Produtos da Liv Up, que vende refeições ultracongeladas, de consumo imediato e alimentos fresco
Produtos da Liv Up, que vende refeições ultracongeladas, de consumo imediato e alimentos fresco - Divulgação

Novas ocasiões de consumo de vinho
Marcas vêm despontando de olho em um público mais jovem, que quer beber do fermentado em momentos descontraídos. Opções vendidas em latinhas, que podem ser consumidas em piqueniques e levadas a passeios, atendem a essa finalidade. Há, também, empresas que fazem a venda da bebida em caixa direto ao consumidor. No caso da Fabenne, a proposta é um vinho casual e acessível, armazenado em uma estrutura com espécie de bolsa no interior, que ajuda a preservar o líquido

Ingredientes plant-based voltados ao B2B
Uma onda de hambúrgueres sem carne invadiu supermercados, mas especialistas acreditam que o movimento plant-based ainda tem fôlego. Em especial, com oportunidades de negócios entre empresas --por exemplo, no fornecimento de queijos, laticínios, embutidos sem carne ou derivados para restaurantes, cafés e confeitarias. Segundo Mayra Viana, do Sebrae, esses insumos até podem ser encontrados em atacadistas, mas pequenos empreendedores podem produzir de forma mais artesanal, o que atrai atenção do setor

Negócios de um só produto
Em alta, esse tipo de empreendimento permite ao empresário um maior controle de custos, já que as negociações e variações de oferta são pensadas em torno de uma matéria-prima específica, diz Vera Araújo, sócia da consultoria voltada a alimentação VA Gestão de Negócio. Restaurantes que se dedicam a um prato (como saladas ou risotos) podem ser exemplos. Mas também há uma categoria crescente de empresas especializadas em produtos feito de forma artesanal, como ketchup ou caldos de legumes e carne naturais

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