Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2011 - 15h21

André Barcinski: 'Contágio' aborda calamidade pública sem exageros

Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma das estreias no cinema na semana, o filme "Contágio" retrata uma situação de calamidade pública sem cair em clichês do gênero de terror ou ficção científica, diz André Barcinski, blogueiro e crítico da Folha.

No longa dirigido por Steven Soderbergh, a epidemia de um vírus letal e transmissível pelo ar se espalha rapidamente. Médicos correm para achar a cura, e pessoas comuns lutam para sobreviver.

Para Barcinski, o diretor não exagera no drama, optando por uma narrativa simples e sem efeitos dramáticos. Também não há gestos heroicos e corridas contra o relógio.

Do ponto de vista técnico, o filme é bem produzido, diz o crítico. Destaque para a fotografia --também de Soderbergh, sob o pseudônimo de Peter Andrews--, que tem um melancólico tom azulado, o que realça a frieza da narrativa.

Segundo Barcinski, o filme é uma analogia aos tempos de globalização. "Eu vejo como uma metáfora de uma época em que as pessoas estão cada vez mais próximas e, paradoxalmente, se compreendendo menos e odiando mais aquilo que elas não conhecem", comenta o crítico.

Andre Barcinski

Veja trailer de "Contágio":

Vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página