Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2012 - 18h39

EUA buscam no Pacífico mulher que tentou volta ao mundo em 1937

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Departamento de Estado americano anunciou nesta terça-feira que ajudará nas buscas que pretendem encontrar algum vestígio de Amelia Earhart, piloto americana que tentou a volta ao mundo de avião em 1937 e desapareceu no oceano Pacífico.

Cientistas americanos tentam localizar a mulher e as investigações da expedição de busca, que começa em julho, se concentrarão na área entre Havaí e Austrália. As novas pesquisas serão custeadas por uma doação privada de US$ 500 mil.

Earhart e o navegador Fred Noonan não foram localizados após saírem do território da atual Papua Nova Guiné, em direção à ilha de Howland, no Pacífico sul, em que deveriam percorrer 4.700 km.

As investigações do Grupo Internacional de Reconstituição de Acidentes Aéreos se concentrarão em Nikumaroro, a 740 km de Howland. No local, foi tirada uma foto meses depois do desaparecimento, o maior indício encontrado sobre a queda do avião em que estavam os dois navegadores.

Outras teorias tentam explicar o sumiço. Em 2010, pesquisadores encontraram possíveis destroços e restos mortais que poderiam ser provas da queda do avião, mas foram descartados após o resultado do teste de DNA apontar as amostras como inconclusivas.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página