Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2012 - 14h04

Separação da Igreja e do Estado é aprovada na Noruega

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM OSLO

A Noruega, um dos poucos países desenvolvidos que continuava tendo religião oficial, superou uma última barreira nesta quinta-feira para separar a igreja protestante luterana norueguesa do Estado, após a aprovação dos parlamentares, indicou nesta quinta-feira o Parlamento.

Para realizar esta mudança, é preciso reformar a Constituição, razão pela qual o Parlamento a aprovou pela segunda vez nesta quinta-feira, depois de ter votado na segunda-feira. Na ocasião, foram contabilizados 161 votos a favor da separação e três contra.

Quando foi perguntado nesta quinta-feira aos parlamentares se confirmavam este primeiro resultado, "ninguém se opôs", indicou o porta-voz do Parlamento, Torodd Noreng, à AFP.

Após esta nova aprovação, o Parlamento terá que iniciar as gestões necessárias para reformar a Constituição. A separação entrará em vigor oficialmente no dia 15 de junho.

Cerca de quatro milhões de noruegueses, de um total de 4,7 milhões, pertencem à Igreja da Noruega, que apoia esta reforma constitucional.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página