Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2012 - 18h24

Paraguai fará investigação com OEA sobre conflito com sem-terra

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, anunciou nesta quarta-feira que formará uma comissão especial para investigar o incidente envolvendo policiais e sem-terra, em que 17 pessoas morreram, na última sexta-feira. O grupo terá apoio de um diplomata da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Em entrevista coletiva, Lugo explicou que a comissão será formada por representantes da sociedade civil paraguaia e prometeu uma investigação independente à feita pela Justiça sobre os crimes ocorridos no confronto.

O mandatário disse que a intenção é "que os cidadãos saibam do ocorrido sem as turbulências causadas pelo apetite político e os interesses econômicos". Os nomes dos integrantes serão divulgados enquanto a comissão estiver se formando.

Na sexta (15), seis policiais e onze trabalhadores sem terra morreram em confronto em uma fazenda na cidade de Curuguaty, a 350 km da capital Assunção. A propriedade, pertencente ao empresário paraguaio Blas Riquelme, foi ocupada pelo grupo, que reivindica reforma agrária.

Após a ação, foram demitidos o ministro de Justiça, Carlos Filizzola, e o chefe de polícia, Paulino Rojas. A Justiça ainda pediu a prisão preventiva de 12 sem-terra, sob a suspeita de terem usado armamento de alto impacto, como fuzis americanos M-16.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página