Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2012 - 14h27

A dinastia Rausing

Publicidade

TOM LAMONT
DO "OBSERVER"

No ano em que Hans Kristian Rausing nasceu, 1963, seu avô Ruben Rausing lançou o produto que tornou a família rica.

Criada pelo empreendedor sueco, a embalagem Tetra Brik foi rapidamente adotada por indústrias em todo o mundo, transformando o modo como armazenamos produtos líquidos.

Em 1970, a empresa de Ruben, a Tetra Pak, já produzia mais de 10 bilhões de "caixinhas" por ano. Antes de Hans Kristian e suas irmãs mais velhas, Lisbet e Sigrid, chegarem à adolescência, os Rausing já valiam muitos, muitos milhões.

Os três irmãos vivem há anos no Reino Unido, tendo seguido caminhos diferentes e por vezes difíceis ao longo de uma vida de riqueza fora do comum.

Lisbet e Sigrid estão na casa dos 50 anos hoje e são filantropas e acadêmicas: Lisbet é benfeitora cultural e historiadora da ciência, enquanto Sigrid é a fundadora de uma entidade beneficente dedicada aos direitos humanos e figura de proa de duas editoras, Granta e Portobello Books.

Não menos culto ou curioso que suas irmãs, segundo quem o conhece, Hans Kristian não deitou âncoras equivalentes, contudo. Com 49 anos de idade, ele é dependente de drogas há décadas, e sua prisão na semana passada por suspeita de posse de drogas desencadeou uma sequência de acontecimentos que fizeram manchetes globais e assustadoras.

Quando a polícia revistou sua residência em Londres, após a prisão, encontrou o corpo de sua mulher, Eva. As circunstâncias exatas da morte dela ainda não são conhecidas.

Hans Kristian e Eva se conheceram em 1990 numa clínica de reabilitação de dependentes de drogas. Não foi a primeira vez que tiveram problemas com a polícia.

Em junho de 2008 o carro dele foi visto sendo dirigido de modo errático após uma colisão em Londres. Relatos da época sugeriram que Hans Kristian fugiu dos policiais que foram investigar na residência da família, em Belgravia, região central de Londres, pulando de uma janela do segundo andar.

Antes disso, também em 2008, o casal tinha sido libertado sob fiança depois de saquinhos de drogas pesadas serem encontrados na bolsa de Eva quando ela chegava a uma festa na embaixada dos EUA. Uma busca subsequente da polícia na casa deles trouxe à tona 50g de cocaína.

"Espero com o tempo voltar a me endireitar para me tornar a pessoa que eu realmente quero ser", disse Eva depois do incidente. Parece que ela não conseguiu. Tinha 48 anos quando morreu.

Como Lisbet e Sigrid, Hans Kristian e Eva eram filantropos, sendo conhecido o apoio que davam a organizações criadas para combater a drogadição.

"Não acho que seja uma contradição o fato de eles apoiarem caridades de combate às drogas", diz um conhecido que manteve contato estreito com Hans Kristian nos anos 1990 e pediu anonimato para falar.

Hans Kristian nunca criou seu próprio fundo ou fundação. "É visível que as irmãs foram muito mais eficazes na utilização do dinheiro delas", disse o conhecido.

"Talvez Hans não tivesse condições de fazer algo semelhante. Pelo que sei deles, a família toda tem muita consciência social, consciência de dever público."

Não é uma questão que os irmãos tenham comentado muito em público. Sigrid tem sido a mais franca quando se trata de aprender a lidar com valores estonteantes que não foram ganhos com seu próprio trabalho.

"Seja ativa com o dinheiro", ela disse certa vez, falando de sua filosofia. "O dinheiro é uma responsabilidade, e não adianta fugir dessa responsabilidade. É apenas quando você doa que o dinheiro se converte de números sobre uma folha de papel em algo concreto no mundo."

Quando Ruben morreu, em 1983, seus filhos Gad e Hans (este, o mais jovem, é o pai de Lisbet, Sigrid e Hans Kristian) herdaram os negócios da família.

Hans já tinha deixado a Suécia, radicando-se no Reino Unido com sua mulher, Marit, e três filhos. A mudança teve por objetivo "evitar os impostos punitivos da Suécia", segundo a "Forbes", e foi definitiva.

Hans, pai, fixou-se no leste de Sussex, no sudeste da Inglaterra, onde vive até hoje.

Sigrid estudou num internato em Oxford, no sul da Inglaterra, e depois cursou história na Universidade York, no norte do país. Casada com o produtor de cinema sul-africano Eric Abraham, ela vive desde então em Londres e Sussex, tendo uma propriedade adicional na Escócia. Ela e Abraham têm um filho.

Lisbet fez faculdade nos Estados Unidos, em Berkeley e Harvard. Ela permaneceu em Harvard como professora e casou-se com um colega, o historiador de arte Joseph Koerner, com quem teve dois filhos. Mais tarde, casou-se com o professor de história Peter Baldwin e, com ele, fundou a Arcadia, uma fundação de proteção a itens culturais e espécies ameaçadas e que concede bolsas de estudo.

As irmãs não parecem apreciar a atenção suscitada por suas atividades filantrópicas.

Sigrid se mostrou disposta a cultivar um perfil público discreto, em parte com a finalidade de incentivar a filantropia em outros.

Ela já disse que vê entrevistas como algo "vulgar", mas que se sente tentada a concedê-las para incentivar mais filantropia por parte de ricos no Reino Unido.

"As pessoas aqui dão muito dinheiro a projetos ligados às artes. Acho que seria uma ótima coisa se valores semelhantes fossem dados para refúgios para mulheres e causas ligadas a refugiados."

Sigrid criou seu primeiro organismo beneficente em 1988, a Sea Foundation; em meados dos anos 1990 seus recursos foram transferidos para a Fundação Ruben e Elisabeth Rausing.

Falando no décimo aniversário da criação dessa fundação, ela explicou a necessidade de reprimir sua "abordagem aleatória e reativa ao financiamento" de causas justas.

Nesse momento a fundação já tinha recebido o nome dela; até hoje, a Fundação Sigrid Rausing já doou mais de 170 milhões de libras.

Sigrid investiu no mundo editorial pela primeira vez em 2005, fundando com Abraham e o publisher Philip Gwyn Jones a Portobello Books, um selo pequeno com foco especial sobre obras traduzidas.

Ela também comprou a revista "Granta" e ajudou a criar a Granta Books, filiada à revista. Um colega do mundo editorial, falando anonimamente, descreveu esses esforços como Sigrid "trabalhando arduamente para não ser trivial".

A própria Sigrid já falou de uma época em sua juventude quando ela era "paranoica" e sentia "vergonha" de sua riqueza. Foi o caso especialmente antes de a família chegar ao Reino Unido, vinda da Suécia, "muito progressista". "Não era um bom lugar para ser capitalista. Passei muitos dos meus anos de adolescência tentando me esconder."

Todos os Rausing têm essa tendência --em alguns casos, por motivos justos. No final dos anos 1960 Gad recebeu ameaças de morte, e na década de 1980 um grupo de terroristas do Oriente Médio foi processado por uma conspiração para sequestrar seu filho Jorn. O plano do grupo era pedir um resgate de US$25 milhões. Desde então, Jorn mantém um perfil discreto.

Em 1995 Gad comprou a parte de seu irmão mais jovem no império de embalagens Tetra Pak, por supostos US$7 bilhões. Desde a morte de Gad, em 2000, o negócio é administrado por sua viúva, Birgit, e os três filhos do casal.

Sigrid admitiu que já fez terapia devido ao sentimento de culpa gerado nela pela riqueza da família.

"Conheço pessoas emocionalmente aleijadas pelo dinheiro que herdaram." Terá isso sido a origem de alguns dos problemas de Hans Kristian? Diferentemente de seus primos, ele não trabalhou nos negócios da família; tampouco mergulhou no mundo acadêmico, como suas irmãs.

Ao invés disso, teria passado algum tempo na juventude viajando pela Índia e o Katmandu e ali fazendo experimentos com drogas. Nos anos 1980, já era dependente o suficiente para buscar tratamento.

Foi numa clínica de reabilitação que teria conhecido Eva Kemeny, americana e filha de um empresário rico. Eles se casaram e se fixaram em Londres. "Quando estavam namorando e se casaram, os dois estavam limpos", comenta um velho conhecido deles. "Não sei em que momento as drogas voltaram para suas vidas."

O conhecido lembra que os dois "sempre eram muito hospitaleiros e corteses. Queriam ser bons anfitriões. Sabe como todos aqueles aristocratas britânicos que viram dependentes de drogas querem ser astros do rock? Hans não é assim. Ele coleciona arte renascentista e trípticos religiosos do século 16. Quando nos conhecemos, ele curtia Patti Smith e Bob Dylan --não era niilista, de maneira alguma. Não havia nada daquela coisa de 'odeio minha mãe, odeio meu pai, vou me rebelar contra tudo o que me foi dado'."

Desde a descoberta do corpo de Eva, fotos do casal (alguns de datas incertas) vêm sendo publicadas e analisadas, à procura de indícios da chegada da crise. É verdade que eles pareciam descabelados e subnutridos. A cobertura dos tablóides vem sendo previsivelmente pouco amistosa.

"Acho que essa ideia deles como sendo o Sid [Vicious] e Nancy [Spungen] de Belgravia não é muito correta", diz o conhecido. "Eles tiveram quatro filhos juntos --não é exatamente um empreendimento impensado. É evidente que estavam lutando para livrar-se da dependência."

Em 2004 Sigrid, oferecendo um insight raro sobre sua família tão reservada, comentou a seu próprio respeito, na juventude: "Eu achava extremamente difícil dizer 'não'". Ela se referia a dizer "não" quando lhe pediam doações de dinheiro. Para Hans Kristian, foi algo diferente que ele teve dificuldade de recusar.

ALGUNS DADOS SOBRE OS IRMÃOS RAUSING

Nascidos: 1960 (Lisbet), 1962 (Sigrid) e 1963 (Hans Kristian), filhos de Hans e Marit Rausing, herdeiros do império Tetra Pak, fundado pelo pai de Hans, Ruben Rausing.

Melhores momentos: em 2005, Sigrid é elogiada (pelo "Guardian" e outros) por ter salvado de fechamento o periódico "Granta", fundado 116 anos antes. Trata-se de um dos muitos investimentos e fundações de milhares de libras comandados ao longo dos anos por Sigrid e sua irmã Lisbet.

Piores momentos: na sexta-feira, 13 de julho, a polícia britânica disse que Hans Kristian seria interrogado sobre a morte de sua mulher, Eva, cujo corpo foi encontrado na residência deles em Londres depois de Hans Kristian ser parado quando dirigia, sendo encontradas drogas em seu veículo.

Coisas que já disseram: "Não se deve criticar alguém por respeitar o regime tributário de um país. Deve-se criticar o governo por suas regras." Sigrid, em 2004, depois de um jornal divulgar que seu pai, Hans, residente no Reino Unido, estava sonegando impostos.

"Não acreditamos em band-aid." Sigrid, em 2005, falando dos esforços de sua fundação para combater as causas fundamentais dos problemas globais.

O que outros já disseram: "Ele nunca teve um emprego na vida". O jornalista sueco Peter Andersson, co-autor de "Tetra: The History of the Rausing Dynasty", aludindo a Hans Kristian.

Tradução de Clara Allain

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página