Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2012 - 20h50

Chávez chega ao Brasil para adesão da Venezuela ao Mercosul

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou em Brasília nesta segunda-feira para participar de cerimônia de adesão do país ao Mercosul, mas na prática a entrada só irá ocorrer em 13 de agosto, um mês após o Congresso venezuelano ter ratificado a entrada do país no bloco.

Nessa mesma data, um grupo de trabalho vai se reunir para discutir medidas para o pleno ingresso da Venezuela, como a adesão à NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e adoção da TEC (Tarifa Externa Comum).

O Brasil quer acelerar o processo de inclusão dos venezuelanos e, segundo o embaixador Tovar Nunes, porta-voz do Itamaraty, isso pode ocorrer "possivelmente antes de quatro anos", prazo para o país se comprometer a adotar a TEC.

Na tarde de hoje, os chanceleres dos países membros do bloco se reuniram para discutir questões técnicas do ingresso e trataram de temas como a criação de centros de excelência regionais, sobre clima e prevenção de desastres naturais, e ampliação do Focem (Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul).

EMBRAER

Durante a visita, o presidente Hugo Chávez deve anunciar a compra de 20 aeronaves Embraer 190 pela Conviasa, estatal venezuelana responsável pelo transporte aéreo no país. Em janeiro deste ano, Chávez afirmou em seu programa dominical que a Venezuela negociaria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para obter financiamento para a compra dos aviões.

O tema foi tratado durante visita da presidente Dilma Rousseff a Caracas, em dezembro do ano passado.

A presidente e Chávez tem um jantar nesta segunda-feira no Palácio do Alvorada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página