Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2012 - 20h33

Crise mundial foi uma benção para os criminosos, diz autor de "Gomorra"

Publicidade

DA ANSA

O escritor italiano Roberto Saviano, autor do best-seller "Gomorra", disse que a crise global foi uma benção para as organizações criminosas no jornal "The New York Times".

Saviano disse, em artigo no jornal, que a crise econômica foi determinada pelos capitais ilegais. Para ele, os maiores bancos americanos foram avalistas ocultos dos cartéis sul-americanos.

"Uma série recente de escândalos financeiros revelaram a existência de estreitas conexões entre os maiores institutos bancários mundiais e esse mundo aparentemente subterrâneo feito de criminosos, traficantes de drogas e de armas", escreveu o italiano.

Segundo o escritor, "os maiores bancos americanos nos últimos anos foram cada vez com maior frequência avalistas ocultos dos cartéis sul-americanos, lavando dinheiro proveniente do narcotráfico, enquanto na outra parte do globo as organizações comiam literalmente a Grécia e a Espanha."

Saviano, 32, publicou "Gomorra", o livro que lhe trouxe reconhecimento, em 2006. No best-seller, ele revelou todos os níveis da Camorra, a máfia napolitana.

Desde então, o escritor italiano passou a ser ameaçado de morte pela máfia e vive com escolta para sua proteção.

Alberto Estévez/Efe
O escritor italiano Roberto Saviano, autor do best-seller "Gomorra"
O escritor italiano Roberto Saviano, autor do best-seller "Gomorra"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página